Quadro de Família – Revestidos pela graça – Que conduz a glória

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

O apóstolo Paulo escreve aos romanos em Rm 8.18: ”Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”.

O que é glória? O dicionário define como honra, fama, renome, homenagem, exaltação, auréola, resplendor que simboliza a santidade. Em nossas palavras poderíamos dizer que glória é alcançar o cumprimento e a realização dos nossos anseios e desejos.

O que conduz à glória ou desperta sentimentos de bem estar e realização no seio da família? Certamente uma das primeiras coisas é que o casal viva em união e harmonia sendo parceiros e cúmplices em qualquer situação. Ter um trabalho ou profissão estável que proporciona o rendimento necessário para o sustento da família também proporciona um sentimento de satisfação. Outro fato que desperta essa sensação é ver os filhos crescendo com saúde, andando no caminho do Senhor e se preparando com dedicação para a vida ou vê-los bem casados e encaminhados profissionalmente servindo ao Senhor com fidelidade. Outro momento glorioso na família é ver tempestades superadas, dificuldades vencidas, enfermidades derrotadas com um coração cheio de alegria e gratidão pela experiência da condução forte e poderosa da mão de Deus. O que também traz muita alegria e sensação de realização é a chegada dos netos que trazem nova vida ao seio da família e contribuem para solidificar a sua união. Que sensação gloriosa é a que sentimos quando a família está toda reunida em momentos especiais na comemoração da Páscoa, Natal, aniversários etc.

Se tudo isso já nos proporciona uma sensação gostosa e gloriosa, lhe garanto que não deixa de ser apenas mera sombra da glória que o Senhor tem preparado e reservada para os que lhe foram fiéis. Em 1ª Coríntios 2.9, Paulo escreve: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamaispenetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. Uma pequena noção dessa glória a Bíblia revela ao dizer que no porvir não haverá mais choro nem lamento, porque não existirão pecado e consequência de pecados como doenças, sofrimento, tristezas etc. As ruas serão de ouro, não haverá sol, nem lua porque o Senhor iluminará com o resplendor de Sua glória. Lá não haverá nada que nos faz lembrar o lado de cá, porque a velha terra e o velho céu terão passados e um novo céu e uma nova terra serão criados por Deus.

Grande glória será poder adorar e louvar a Deus com irmãos e irmãs de todas as partes do mundo e de todos os tempos como uma grande família, a família de Deus; vestidos de vestes brancas com vozes perfeitas e harmoniosas. Poder ver ao Senhor, que se deu por nós, face a face e poder agradecer e servir-lhe eternidade a fora será grande glória para todos nós.

Quando lemos o livro de Jó entendemos porque alguém intitulou seu livro sobre ele com a seguinte frase: “PELA CRUZ E SOFRIMENTO PARA A COROA DA GLÓRIA”. É isso que podemos colocar sobre a vida de cada filho (a) de Deus. Vale a pena ser crente; compensa servir ao Senhor pelas glórias das vitórias já aqui, mas principalmente pelo galardão que está reservado aos que forem fiéis até o fim.