Quadro de Família – Revestidos pela graça – para o serviço

Autor: Pr. Ivo Lidio Kohn

O vocábulo “servir” precisa marcar presença na vida de uma família que deseja ser harmoniosa e feliz. O próprio filho de Deus ao assumir forma humana declarou: “Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” (Mc 10.45) Ele cingiu-se de um avental e lavou os pés dos seus discípulos em vez de eles lavarem os seus. Toda a sua vida terrena foi um servir constante à humanidade. O servir é o amor na prática, a comprovação do nosso amor para com os outros.

Já imaginaram uma família na qual cada um espera ser servido e ninguém toma a iniciativa de servir. O lar se transformaria num verdadeiro caos. É imprescindível que haja uma correta e justa distribuição de tarefas fazendo cada membro da família participar e colaborar com sua parte, para que não seja sobrecarregada uma pessoa. Em nossa família sempre procuramos agir assim quando todos estavam em casa: cada um tinha sua tarefa e assim muitas mãos agindo juntas terminavam o serviço antes. Ainda hoje, quando estamos apenas o casal um ajuda ao outro.

Precisamos do revestimento da graça de Deus para podermos servir um ao outro com verdadeiro amor. Sim, o amor deve ser a mola propulsora que leva os membros da família a se ajudarem mutuamente nos seus afazeres. Cada um precisa preocupar-se em aliviar a carga do outro e quando a esposa está feliz, o marido também estará; quando os pais estão felizes, os filhos também estarão. É dando que se recebe, é servindo que seremos servidos; é semeando que se colhe.

É lamentável quando se vê que a dona de casa, a mãe precisa fazer a refeição sozinha, dar banho nas crianças, aprontá-las para a escola, limpar a casa, lavar a louça enquanto o marido assiste noticiário, lê seu Jornal ou navega na Internet e ainda se dá ao luxo de reclamar se algo não está bem do agrado dele. É muito triste ver casas bagunçadas com filhos e filhas já adolescentes tropeçando por cima da bagunça e não fazendo nada para arrumá-la.

Não sei como é em sua família, em seu lar, mas organize o serviço porque a Bíblia diz em 2 Tss 3.10:” se alguém não quer trabalhar, não coma.”. Como cabeça do lar distribui as tarefas. Sirvam-se mutuamente e assim todos terão mais tempo para usufruir juntos como família. “Quem não vive para servir, não serve para viver”.

Pastor Ivo Lídio Köhn