Quadro de Família – Quem é pai?

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Para a Biologia, pai sempre foi unicamente quem, por meio de uma relação sexual, fecunda uma mulher que, levando a gestação a termo, dá à luz um filho. Dentro do conceito bíblico não é diferente, desde que ocorra dentro do casamento. O que, entretanto nos choca muito hoje é ver e sentir como a família está desgastada com a facilidade com que ocorrem separações e divórcios. Ninguém não quer mais lutar por um casamento harmonioso e uma família feliz. O egocentrismo tomou conta dos corações humanos. Há inúmeros filhos que já não sabem mais quem é o seu pai, porque a mãe já está com o terceiro ou quarto companheiro. Isso é deveras lamentável e não trará bons resultados para a sociedade de amanhã.

Ser pai é mais do que somente cumprir um papel dentro da família e da sociedade. Ser pai é acima de tudo ser o amigo de todas as horas… É estar sempre próximo, acessível, buscando sempre estar presente na vida do filho. Ser pai é uma missão divina, que coloca o ser humano próximo de seu criador, pois assim como o Ser Supremo que nos guia, o pai deve ser o farol dentro da vida de seus filhos, encaminhando-os  no difícil trilhar dessa existência.

Ser pai é aceitar as responsabilidades que ultrapassem o limite de suas forças, mas mesmo arquejado pelo peso que o sufoca se ergue empedernido e supera, sempre lutando e alcança a vitória. Ser pai é além de educar estar constantemente ao lado de seus filhos, abdicando muitas vezes de responsabilidades para desfrutar um jogo de bola, brincar de carrinhos, empinarem pipas, andar de mãos dadas… Ser pai é vencer o cansaço de um dia de trabalho e com o coração em festa sentar com o filho para ver um desenho animado, uma prosinha maneira, ouví-lo falar de seus aprendizados de vida, tal como eu ouvi meu filho dizendo a muitos anos atrás, como: “Pai, a “tia” nos ensinou hoje que primeiro deve estar sempre a obrigação depois a diversão”.

Ser pai é vivenciar o gatinhar de seu filho, recordar-se de suas primeiras palavras e muitas vezes gargalhar quando a palavra dita lhe causa um sobressalto. Ah… O tempo passa os primeiros passinhos transformam-se em largas passadas e o garoto que um dia era um pirralho hoje lhe ultrapassa a altura. Sim a missão é pesada e difícil, mas a recompensa virá no êxito do filho amado, no despertar e ver o homem que você criou.

Pai é aquele que não abandona a família, ama a mãe de seus filhos, se sacrifica para que nada lhes falte, está ao lado deles na alegria e na dor. Não podemos chamar de pai quem não assume sua responsabilidade de paternidade e deixa os filhos a mercê da mãe ou da sorte. Que tristeza ver em horário nobre na mídia briga por causa de paternidade, ter que recorrer ao teste do DNA para desfazer dúvidas.

Ser pai não é estender as mãos, é caminhar junto o tempo todo.Não é sorrir quando o filho nasce, é sorrir com ele a vida inteira. Ser pai não é esperar pelo abraço é ser um constante abraço. Não é amar o filho perfeito, é amar aquele que está ao seu lado. Ser pai não é apenas levar o filho à escola é ser uma escola para ele. Ser pai não é provar a masculinidade de ter feito um filho, é provar amor. Ser pai é proteção, amor incondicional.  Para você que é esse pai,  Feliz dia dos Pais!

Pastor Ivo Lidio Köhn