Quadro de Família – Quando os filhos são pequenos

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Já  escrevemos nessa coluna sobre paternidade e maternidade; hoje, porém, queremos deter-nos um pouco mais sobre o tempo em que os filhos são pequenos.

Muitas mulheres, depois que seus filhos já saíram de casa para estudar, trabalhar ou constituir sua própria família, gostariam de ter novamente um nenê em seus braços, principalmente quando os netos tardam em chegar. Será que isso seria bom para elas? Pode até ser, mas em termos gerais Deus quer dar os filhos no tempo certo.

O que queremos dizer com “tempo certo”? Quando o casal já se conhece melhor, adquiriu certa estabilidade econômica, está com saúde e vigor para trabalhar e absorver todas as mudanças envolvidas e está aguardando com expectativa e alegria a chegada de cada descendente. Por isso:

  1. Quando os filhos são pequenos precisam de pais que se amam e os acolhem como presente de Deus. É uma época na qual se constrói o alicerce da vida neles. Eles precisam de segurança emocional através do amor dos pais. Necessitam sentirem-se valiosos, preciosos e importantes aos pais. O tempo que os pais dedicam a sua prole nessa fase é um rico investimento com altos rendimentos. Muitos adolescentes de rua hoje não estariam nessa vida se tivessem usufruído de um lar com essas características. No Sl 127.3  diz: “Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão”.
  2. Quando os filhos são pequenos  possuem uma sensibilidade muito acentuada e são como uma esponja que absorve tudo que ouvem, vêem e convivem. Os pais precisam cuidar com a tonalidade de sua voz, não falar mal deles ou xingá-los, não discutir na sua frente, sempre ser honestos com eles não usando de mentiras. É muito importante zelar para que desenvolvam boas amizades; que tragam seus amiguinhos à sua casa, para que os pais possam conhecê-los. Eles precisam de orientação também quanto ao que assistir na TV e olhar na Internet, para que não sejam mal influenciados.
  3. Quando os filhos são pequenos é o momento certo de aprender que existem limites; que a sua liberdade termina onde começa a do outro. Eles precisam ouvir dos pais também um NÃO, quando necessário, e entender que esse limite é para o seu bem. Têm carência de aprender a compartilhar as coisas com outros, para não se tornarem egoístas. Em Pv 22.6 diz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
  4. Quando os filhos são pequenos precisam ser ensinados a respeitar, temer, amar e buscar a Deus pela leitura diária da sua palavra e pelo culto doméstico. Necessitam conhecê-lo como Criador e mantenedor de todas as coisas, mas também como aquele que por amor a todos nós deu seu único Filho em nosso lugar. Os pais precisam incutir no filho o amor à palavra de Deus e à casa do Senhor. Em Pv 1.8  lemos: “Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe”.
  5. Quando os filhos são pequenos há momentos em que a disciplina precisa ser praticada, pois em Pv 23.13-14 lemos: “Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara não morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno”.

A sociedade atual impõe um ritmo que pode trazer consigo independentemente da nossa vontade, uma desatenção à família. Os baixinhos percebem isto desde muito cedo e quando reclamam os seus pais, por vezes não lhes dedicam tempo e quebra-se, ou não se chega mesmo a formar, uma relação que seria muito benéfica na adolescência e na juventude. Seria uma pena que algum pai, com o passar dos anos, se lamentasse com a frase: ”quando pude, não quis, e quando quis, não pude…”

É verdade que ganhar dinheiro custa muito esforço e que manter o prestígio profissional requer tempo, mas como não podemos chegar a tudo, é imprescindível hierarquizar os nossos deveres e procurar atuar em conseqüência.

É um fato comprovado pelos professores nos centros escolares que, em muitos rapazes, é perceptível a falta de atenção por parte dos pais. Nalguns casos (não poucos) para compensar essa falta de atenção, cai-se no erro de lhes comprar demasiadas coisas ou de lhes dar tudo o que pedem, quando muitas vezes, o que precisam é de ser ouvidos, que se lhes dê atenção, e se os compreenda e incentive nos seus deveres. Numa conversa com um rapaz de 11 anos, este me comentava que gostaria que os seus pais lhe comprassem menos coisas e lhe dedicassem mais tempo. Soube expressar deste modo o que muitos sentem.

Quando os filhos são pequenos eles precisam que seus pais estejam  totalmente ao seu dispor, para que quando seus pais forem idosos eles possam retribuir e estar totalmente ao dispor deles.

Pastor Ivo Lídio Köhn