Quadro de Família – Páscoa em Família

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Lembra-se, estimado(a) leitor (a) do tempo da Páscoa, na sua infância? Como os valores praticados pelos pais e avós deixaram suas marcas em nós. Claro, algumas coisas eram apenas tradição, como  coelhinho, ninhos de Páscoa, ovos, peixes etc., símbolos que representavam verdades relacionadas à comemoração da Páscoa. Mas, o zelo e respeito que os pais e avós tinham da Sexta Feira Santa e da Páscoa, pelos fatos históricos neles relembrados eram muito grandes.

Recordo que na Sexta-feira Santa não podíamos fazer barulho e  não se escutava nada a não ser o vento, o canto dos pássaros e mugido dos animais. Na Páscoa o sol parecia ter um brilho maior, pois a verdade do Cristo ressurreto, com resplendor celeste, era lembrada de maneira especial.

Como sua família comemora hoje o tempo da Páscoa? Você reúne os seus para meditar e refletir sobre o sofrimento de Cristo e o porquê dele? Você motiva sua família a participar dos cultos das semanas da Paixão? E na Sexta-Feira Santa a família toda participa da Santa Ceia? No Domingo da Páscoa você se alegra com os seus por possuir um Salvador vivo e ressurreto? Lembre-se que a primeira Páscoa lá no Egito, na noite da libertação da escravidão egípcia, foi celebrada em família. Naquelas casas onde o sangue do Cordeiro imolado estava nos umbrais das portas e a família reunida comendo o cordeiro pascal, o anjo da morte não penetrou, essas famílias foram poupadas do sofrimento e desespero. Aquela família em cujos corações o sangue do Cordeiro de Deus está presente, não será atingida pelo desastre da destruição moral ou espiritual.

Ainda existem pedras não removidas na sua família, ocultando a verdadeira luz, paz e felicidade no seu lar, impedindo a ação do Cristo vivo? As pedras do ressentimento, do rancor, da inveja, do ciúme, da discórdia, dos vícios, do ódio, da falta de perdão?  Para que a glória da Páscoa possa resplandecer em sua totalidade essas pedras precisam ser removidas. Você e os seus não as conseguirão remover sozinhos, como as mulheres naquela primeira manhã da Páscoa não teriam conseguido remover a pedra do túmulo de Cristo. Os poderes celestes que removeram aquela pedra  também removerão qualquer obstáculo ao reinado de Cristo em seu coração, na sua família e no seu lar. Basta você clamar por isso e confiar na ação e intervenção do Senhor. Uma vez experimentada a alegria da presença do Cristo vivo e ressurreto na sua família, ela nunca mais será a mesma. Essa alegria e vida radiante em Cristo se transmitirão por cada um aos que conviverem com vocês.

Como urge que as famílias de hoje passem mais pela experiência da Páscoa, da ressurreição, da transformação. Como célula máter da sociedade a família é o grande alvo do adversário da vida, de Satanás. Vocês já perceberam como a maioria das programações televisivas denigre a família? Quantas famílias destruídas, desmoronadas, desfeitas por lhes faltar a experiência da Páscoa. Os seguidores de Cristo às vésperas da Páscoa também se encontravam desesperançados, mas a notícia da ressurreição trouxe uma guinada de 180º na sua vida. Há esperança para sua família, para seu lar, para você. Abre seu lar, sua família para os poderes celestiais e as pedras dos impossíveis voarão e ressurgirão um novo casamento,  uma nova família, um novo lar. Você verá as coisas sob outra ótica e lhe acontecerá o que aconteceu aos apóstolos naquela primeira Páscoa: “Veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado.Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor”. (João 20.19-20)

Pastor Ivo Lídio Köhn