Quadro de Família – Os pais como cooperadores do supremo semeador

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

O primeiro trabalho conjunto entre Deus e o ser humano aconteceu logo no inicio da criação, quando: “Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.” (Gn 2:19). A partir daí, nunca mais o Senhor realizou qualquer feito na terra sem a participação da Sua criatura. Pode-se notar em todos os milagres bíblicos a participação conjunta de Deus com o ser humano, senão, vejamos:

a) Noé construiu a arca, Deus enviou o dilúvio
b) Abraão obedeceu à palavra de Deus e Este o abençoou todos os dias de sua vida
c) Jacó trabalhou duro e o Senhor o prosperou e o tornou mais rico que seu patrão
d) José não negou sua fé nem sua fidelidade a Deus, e o Senhor o fez de escravo a governador
e) Moisés estendeu o cajado e Deus abriu o Mar vermelho
f) Josué rodeou as muralhas de Jericó treze vezes e o Senhor as derrubou e quando ordenou que o sol e a lua ficassem retidos, o Senhor honrou a sua fé
g) Davi enfrentou a Golias e o Senhor lhe deu a vitória
h) Daniel manteve sua fidelidade a Deus e o Senhor o livrou dos leões
i) O cego clamou e o Senhor Jesus o ouviu
j) Pedro usou o nome do Senhor Jesus e coxo ficou curado.

É tremendamente importante para o cristão ter consciência que ele é um parceiro de Deus aqui na terra. O apóstolo Paulo, pelo Espírito Santo, afirma: “Porque de Deus somos cooperadores…” (I Co 3:9). Não se trata de ser apenas um servo, mas um servo-parceiro. Em termos práticos isso significa dizer que qualquer ação de Deus na terra tem de ter a cooperação humana.

A falta desse discernimento por parte da maioria cristã tem-na feito miserável nesse mundo, mesmo crendo no Deus de Abraão, de Isaque e de Israel. Pois ela tem esperado que Deus mude a sua vida num passo de mágica, e isso jamais vai acontecer. Ele nos dá condições de fazer a nossa parte e espera que nós a realizemos, porém, jamais ele irá fazer a nossa parte!

A pessoa recebe a fé de Deus, mas tem de colocá-la em ação, do contrário nada será feito. Quando o Espírito afirma que somos cooperadores de Deus, significa dizer que somos parceiros dele tanto nas conquistas pessoais quanto na administração deste mundo. Para tanto ele nos deu o domínio sobre a terra (Gn 1:26). Se não usamos a autoridade conferida por ele, isso é outro problema. Mas esse é um fato incontestável.

Assim, nós, pais, somos cooperadores do grande semeador, Jesus Cristo, para semear no coração de nossos filhos a boa semente no convívio com eles em nosso lar, em nossa família. Isso significa o que na prática?

a) Nossos filhos precisam aprender a obedecer-nos como pais, do contrário não obedecerão a Deus como o Pai maior.
b) Eles precisam ser ensinados que existem dois poderes na vida: o poder do bem e o poder do mal; e que os mesmos estão em constante luta entre si.
c) Nossos filhos precisam entender que vencerá aquele poder a quem derem mais tempo e mais atenção
d) Eles precisam, desde pequenos, aprender a comunicar-se com Deus pela oração e entender que Ele é a fonte de todo bem
e) Nossos filhos precisam compreender que desde pequenos precisam evitar e lutar contra o mal, que representa o pecado e Satanás
f) Eles precisam sentir que são amados por nós; assim amarão mais facilmente a Deus e sentirão seu amor envolvendo-os
g) Nossos filhos necessitam aprender a amar a casa de Deus e como o farão se não lhes dermos nosso exemplo
h) Eles necessitam saber que Deus tem revelado sua vontade a nós homens através da Sua palavra, daí a importância do culto doméstico e de eles verem seus pais lendo a palavra e vivendo-a.
i) Nossos filhos precisam ver em nós pais tranqüilidade e paz em meio às intempéries da vida, para que seu caráter seja moldado e aprendam que Deus prometeu estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos.
j) Eles também necessitam indignar-se contra toda e qualquer forma de injustiça vendo-nos empenhados em defender a justiça.

Não se diz sempre que os pequenos aprendem dos grandes? Satanás tem conseguido destruir muitos lares ou desestruturá-los exatamente deixando-nos ocupados por demais com as coisas materiais necessárias e às vezes até supérfluas, para que não tivéssemos tempo de sermos parceiros de Deus. Assim conseguiu que nos tornássemos cooperadores dele.

É urgente que acordemos e retornemos a nossa missão de cooperadores do grande semeador, pois esses objetivos anteriormente mencionados não serão alcançados pelos nossos filhos sem a nossa ajuda. Um dia teremos que prestar conta disso. Não nos esqueçamos de ser servos-parceiros ou servas parceiras de nosso grande semeador.

Pastor Ivo Lídio Köhn