Quadro de Família – O provedor do lar

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

O marido é a peça principal da família. Ele foi colocado por Deus como líder do lar. O mesmo tem maior responsabilidade. É o marido que representa a família diante de Deus. Sua posição não deve ser usurpada por ninguém. Deve ser respeitado pela esposa e filhos. Cabe ao marido saber qual é a sua posição dentro do lar cristão. Vejamos alguns pontos sobre o papel do marido:

Servir a Deus. Para a felicidade do lar, o marido deve servir o Senhor de todo o coração. Porque antes dele ser marido precisa ser um bom servo de Deus. Ele deve ser crente genuíno. Para liderar o lar o marido precisa orar, estudar a Palavra e ser cheio do Espírito Santo. Do contrário, não terá sucesso, porque a sua capacidade vem de Deus. A Bíblia é o seu manual de conduta (Sl 119.105).

Amar a esposa. Amar a sua esposa é diferente de gostar. Amar a sua companheira é um mandamento (Ef 5.22). O amor que ele sente por ela é divino. O marido ama sua mulher como Cristo amou a sua Igreja. Como Cristo amou a Igreja? É o tipo de amor sacrifical. É o mesmo de João 3.16. Sua origem é Deus. É puro, santo e cuidadoso. Não tem ligação com o sexo.

Sustentar o lar. O lar não vive só de sentimentos. O marido no plano de Deus é o principal provedor da família. Ele com o seu trabalho sustentam a casa (Gn 3.17 e Sl 128.2). Alguns maridos não gostam de trabalhar. O trabalho dignifica o marido. Ele não deve forçar a mulher trabalhar fora. A mulher pode em comum acordo ajudar, mas a responsabilidade é do marido (Sl 128.3). O trabalho abençoa a sua família. O marido é o provedor do lar.

Administrar as finanças. Este é um ponto muito importante. Alguns maridos não têm noções de finanças. Existem famílias que estão falidas por causa do marido. Uma vez casado, o seu dinheiro é o dinheiro da família. Outro problema é a mulher mandando no dinheiro do marido. O uso do dinheiro é racional e não emocional. O meu conselho é que se tenha tudo por escrito. Tanto das entradas como das saídas. E se você ganha mil reais não gaste mil e vinte.

Conduzir a família a Deus
. O marido é o sacerdote do lar. Veja o exemplo de Abraão (Gn 18.19). Ele é que deve tomar as iniciativas na oração e no estudo da Palavra. Levar a esposa e os filhos à igreja é o seu dever. Freqüentar os cultos assiduamente. O bom marido cuida da vida espiritual da sua família. Ele deve ensinar os filhos a amar a igreja e respeitar o pastor. A sua casa é um campo missionário. Ali Deus habita.

Proteger a família
. O marido deve ser o protetor do lar. Ele é o parapeito do lar. Proteger o lar dos perigos é sua missão. Hoje existem muitos perigos que rondam o lar cristão. Cabe ao marido prover proteção física, moral, espiritual e psicológica para a família. Os piores inimigos da família são o Diabo e o mundo. Deve-se tomar muito cuidado com os meios de comunicação. Eles são esgotos do mundo para dentro dos lares cristãos (1Jo 2.15-17).

Pastor Ivo Lídio Köhn