Quadro de Família – O lar, a primeira escola

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

De quem recebemos as maiores e mais decisivas influências para o alicerce de nossa vida? Não é do nosso lar? Sim, pois aprendemos a caminhar, falar, raciocinar e agir pelo exemplo dos nossos pais e irmãos mais idosos. Por essa razão existe a tão conhecida frase: “A família é a célula da sociedade”. Depois outros influenciam nosso viver, mas a base foi lançada no lar. Em Provérbios 22.6 lemos: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Os pais são os primeiros professores dos seus filhos. Os filhos que forem bons alunos no lar, obedientes, respeitosos, dispostos, serão bons alunos na escola secular e seus pais dificilmente serão chamados pela direção por causa deles. Porém, aqueles que não tiverem bons professores no lar, os melhores professores seculares alcançarão poucos resultados.

O magistério dos pais inicia antes do nascimento do(a) filho (a). Ele (a) precisa ser esperado (a) com alegria como um presente de Deus e ser levado (a) ao trono divino através da oração. O respeito e a obediência precisam ser ensinados desde os primeiros dias de vida. A criança precisa descobrir e sentir que para ela existem limites que não deve transpor. Enganam-se os pais que pensam em deixar seus filhos crescer para  descobrirem por si seus limites. Enganam-se os pais que em vez de disciplinar seus filhos quando transpõem seus limites, acham graça e riam.

Quando olhamos à realidade dos lares de hoje concluímos que Deus é misericordioso e bondoso, permitindo que filhos que não possuíram nem lar, mas se criaram na rua, sozinhos, nos orfanatos ou sob a custódia de outros se transformaram em pessoas  bem sucedidas na vida. Ou aqueles que conviveram com brigas e contendas constantes entre seus pais, conseguirem vencer os traumas e serem pessoas de respeito.

Pais, a vossa missão vos foi legada por Deus, que colocou os filhos em vossos braços para que os educassem para Ele. Foi isso que prometestes a Ele na ocasião do seu batismo. Sejam professores  eficientes aos vossos filhos. Amem um ao outro, façam vossos filhos sentirem-se importantes para vocês, não deixem de elogiá-los, pois isso os motivará. Ensinem com vosso exemplo de vida que os vícios da bebida, do fumo, da gula, da maledicência são prejudiciais à saúde e entristecem a Deus. Não praguejam nem diante dos filhos, nem nunca. Falem sempre a verdade com eles. Somente prometam quando podem cumprir. Desculpem-se quando incorrerem em algum erro com eles. Não dêem preferência a um ou outro, mas tenham todos iguais. Sejam aplicados no culto doméstico envolvendo os filhos. Levam-nos a Escola Bíblica e aos cultos. Não critiquem pastor ou diretoria na presença deles, para que não  sejam anojados da Igreja.

Pais, o tempo  da educação no lar abrange principalmente o período da infância estendendo-se para a adolescência. O que conseguistes ensinar aos filhos nesse período ensinastes. Depois, é torcer para que a bagagem de conhecimentos adquiridos seja posta em prática; interceder por eles perante o Senhor, para que os guarde, ilumine e guie; e zelar para que sejam sempre os melhores amigos deles.

Todo esse processo educativo do lar precisa estar regado com muito amor, um amor não apenas verbal, mas que age com carinho, delicadeza e firmeza. Os filhos precisam perceber e sentir que seus pais estão fazendo o que fazem por amor a eles, porque desejam e querem ardentemente seu bem e que sejam vitoriosos na vida. Pais sejam professores nota dez.

Pastor Ivo Lídio Köhn