Quadro de Família – O fruto não cai longe da árvore

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Quem não conhece esse tão popular ditado! Ele aplica-se também muito bem à realidade da família. Outro ditado que dá as mãos a este é: “Diga-me com quem andas e te direi quem és!” A influência que o meio em que vivemos exerce sobre nós é muito grande.

O tipo de árvore e os cuidados que ela recebe definem o tipo e a qualidade dos seus frutos. O tipo de pai e mãe que uma criança tem  contribuirá definitivamente para a qualidade da sua formação e educação. Um espinheiro não produz maçãs e nem uma macieira espinhos.

Pelo comportamento dos alunos: sua obediência, respeito aos professores e colegas, disposição para estudar e ajudar etc. se revela de qual família (árvore) vêm os mesmos (frutos).

Fala-se tanto de crianças e adolescentes rebeldes em nossos dias, mas eles são apenas frutos de uma educação falha que não ensinou limites, não demonstrou amor e carinho e não disciplinou. As leis atuais, preocupadas com o espancamento dos menores, correm o risco de extrapolar para o outro extremo. Jamais devemos esquecer que Deus mesmo em sua palavra nos diz: “Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno”. (Provérbios 23.13-14)

Assim como os filhos levam em si semelhanças e traços físicos de seus pais, assim aprendem com eles o tipo de linguagem, o comportamento em público, como relacionar-se com outros. Tudo que vêem seus pais fazendo imitarão achando que assim é normal e deve ser. Por isso outro ditado diz: “Filho de peixe, peixinho é”!  Os pais nem sempre se flagram do peso das suas palavras e do seu exemplo para a vida dos seus filhos. É muito melhor que estes choram agora devido a uma correção, a uma disciplina imposta do que os pais chorarem depois.

Que tipos de árvores são vocês pai e mãe? Macieiras ou espinheiros? Vocês buscam adubação para as vossas raízes e procuram estar plantados junto a ribeiro de águas? Quero dizer: Freqüentam a igreja, lêem a palavra de Deus e realizam seu culto doméstico? Dedicam tempo aos seus filhos, oram com eles e por eles? Combatem a desonestidade, a mentira e ensinam-lhes a verdade? Ou vocês brigam na frente deles, não lhes ensinam limites e deixam-nos escolher e fazer o que bem quiserem?

Não se esqueçam pais e mães, que a palavra de Deus diz: “Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão” (Sl 127.3) Foi Ele quem vos confiou vossos filhos e um dia pedirá prestação de contas do que fizestes com eles. Quem teme ao Senhor e anda nos seus caminhos  será abençoado conforme Salmo 128. 3: “Tua esposa no interior de tua casa será como videira frutífera; teus filhos como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa”. Seja temente a Deus, porque “ o temor do Senhor é o princípio do saber” (Pv 1.7)

Li a história de um menino, que caminhava na chuva, sobre as marcas dos pés de seu pai, deixadas na lama. Em poucos minutos o menino chegou ao bar onde encontrou o pai se embriagando. O pai ao ver o filhinho de 6 anos chegar sozinho ao boteco, perguntou: “Filho, como foi que você chegou até aqui?” O menino respondeu: “Vim seguindo os seus passos, deixados na lama”. O pai pensou muito no mau exemplo que estava dando para o seu filho, mas já não tinha forças para deixar o vício. Mais tarde na vida, seguindo os passos do pai, o menino começou muito cedo a beber e também se tornou um alcoólatra. São exemplos que muitos pais estão dando para os seus filhos. Nada é mais perigoso que um bom conselho acompanhado de um mau exemplo. Coelho Neto dizia: “Um pai, ainda o mais pobre, tem sempre uma riqueza para deixar aos filhos: o exemplo”. E sabemos, o exemplo fala mais alto que as palavras. “Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única.”   “O que o mestre é, vale mais que os seus ensinamentos”.

Pastor Ivo Lídio Köhn