Quadro de Família – Na doutrina dos apóstolos

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”. (At 2.42.)

Nossos lares estão hoje expostos a uma avalanche de doutrinas, ensinamentos e influências muito prejudiciais e venenosas para a saúde espiritual da família. Há coisas na mídia que chocam até os menos instruídos, mas existem outras muito bem camufladas onde se pode perceber a veracidade da Bíblia quando ela diz que “Satanás se transforma em anjo de luz”.

Pais, assim como cuidais do alimento que vossos filhos recebem, para que seja saudável não vencido e rico em proteínas e vitaminas. Assim como cuidais da saúde física deles, por favor, tende cuidado com a sua saúde espiritual. Controlem os programas que eles assistem, supervisionam o tempo e o que fazem na Internet, zelem para que não vivam constantemente com o seu celular nas mãos. Através dessas modernidades, que tem seu lado útil, o mal também ejeta o seu veneno na mente e no coração de nossos filhos.

Desde pequenos preocupem-se em repassar aos vossos filhos a sã doutrina dos apóstolos através das histórias bíblicas, de cantos e orações. Pratiquem o culto doméstico para que eles cresçam num ambiente onde há o oxigênio espiritual puro e não contaminado.

Porque essa doutrina dos apóstolos é tão confiável e necessário para perseverar rumo a excelência? Gostaria ter estado lá presente para presenciar esse fato, que ocorreu muito tempo atrás, na festa de Pentecostes, quando Pedro testemunhou a sua fé em Jesus Cristo, e muitos aceitaram a mensagem de salvação. Foi um dia especialíssimo! Como conseqüência, houve uma procura para saber mais Daquele sobre quem Pedro falava. Os discípulos, que antes estavam amedrontados, agora ensinavam com a mesma autoridade que Jesus também tivera. As pessoas que vieram de longe puderam ouvir da obra e dos ensinamentos de Jesus por meio daqueles que tinham andado com o Salvador. E muitas delas foram transformadas por aquelas palavras, que não eram meras palavras humanas, mas que vinham diretamente de Deus. Por isso, elas geravam a transformação que as pessoas experimentavam. O ensino dos apóstolos fez com que as pessoas integradas na família de Deus pela fé buscassem a comunhão. Não conseguiam mais viver sozinhas como se tudo fosse apenas delas, mas tudo era de todos. Não havia mais razão para o egoísmo, porque Cristo já havia feito tudo por todos. Por isso, podiam partilhar o pão uns com os outros sem a preocupação da falta, já que o cuidado era mútuo, e todos eram saciados. As orações tinham sido mudadas. Não se orava mais em favor próprio apenas, mas também pelo próximo. Isso trazia mais pessoas à fé, porque aquilo era verdadeiro.

Caros pais! Reflitam sobre isso. Somente “a doutrina dos apóstolos” a verdade ouvida, vista e experimentada, pode ajudá-los na sua caminhada rumo a excelência em vossa vida familiar.

Pastor Ivo Lídio  Köhn