Quadro de Família – Graça que se renova a cada manhã

Autor: Pr. Ivo Lidio Kohn

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” (Lamentações 3. 22-23)

É motivo para darmos muitas graças para Deus a bênção de suas misericórdias não terem fim. Entre tudo que precisamos do Senhor no dia-a-dia da vida, não resta dúvida que as suas misericórdias são indispensáveis. Encerramos cada dia com nossa “conta” em vermelho no trono da graça. Mas, que maravilha! Deus renova cada manhã o nosso crédito, porque “grande é a sua fidelidade”. O que seria de nós se o Senhor não fosse benigno e misericordioso para conosco? Se não nos perdoasse cada dia?

Por outro lado, essa bênção maravilhosa de Deus a nosso favor, não deve, de forma alguma, nos levar ao desleixo espiritual. Não é pelo fato de termos um pai amoroso e perdoador que vamos esquecer-nos da nossa dignidade e compromisso como filhos do Pai eterno. Antes, em reconhecimento a tanto amor, devemos amá-lo também, cultivando uma vida que dê satisfação ao nosso Pai. Deus também renova a cada manhã a sua grande fidelidade para conosco; vamos também renovar na manhã de cada dia, a nossa fidelidade para Deus. Isso é reciprocidade no amor entre Pai e filhos.

Cada integrante da sua família é dependente da graça e misericórdia de Deus, pois Ele é a fonte da vida e sem contato com essa fonte não sobrevivemos. O Pai celeste tem um coração caloroso para com Seus filhos e nós também devemos tê-lo em relação aos que convivem conosco, especialmente, familiares. Com ninguém podemos ser tão duros como com os que mais amamos. Palavras e atitudes machucam e já que nosso Pai maior é tão benevolente conosco, porque não podemos sê-lo também com aqueles que nos confiou? Seja compassivo, misericordioso e bondoso com os membros da sua família, porque seu Pai celeste foi e é compassivo, misericordioso e bondoso com você.

Olhe para sua esposa, seu marido, seus pais, seus sogros, seus filhos, seus irmãos a cada novo dia como um presente de Deus na sua vida, que fazem parte da tua felicidade e a quem você pode fazer feliz. Seja fiel à sua esposa, ao seu marido, à sua família e considera a mesma como a melhor família do mundo, caso contrário não será digno de ser membro dela. O Senhor nos diz em Sua palavra em Isaías 49.15: ”Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti”. Deus é fiel com os Seus. Seja você fiel a Ele acima de tudo, mas também à sua família.

Pastor Ivo Lídio Köhn