Quadro de Família – É possível mudar

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Todos os nossos problemas  de relacionamentos conjugais e familiares brotam de uma única fonte: do poço  sujo do egoísmo. O que será preciso para nos convencer de que nosso egoísmo não tem desculpa e que nossa tarefa prioritária, no casamento, na família e em outros relacionamentos, é reconhecer nosso egoísmo e aprender como podemos mudar?

Costumamos dizer: “Ninguém muda ninguém!” e isso não deixa de ser uma grande verdade. Muitas moças casam-se cientes dos graves defeitos dos maridos, mas têm a grande esperança que eles  mudarão e eles não mudam. Muitos moços casam na esperança que sua amada não mude, sempre seja assim compreensiva e amorosa e ela muda.

Só é possível mudar quando o egocentrismo transforma-se em outrocentrismo. Isso na prática quer dizer quando a felicidade e o bem – estar do (a) outro (a) nos são mais importantes do que a nossa própria. Isso não é tarefa fácil, porque o pecador realmente não gosta de um diagnóstico pessoal. O auto-exame sincero, seguramente, traz constatações nada agradáveis sobre nós mesmos. Contudo, por mais duro que seja o diagnóstico, ele tem de preceder o tratamento, porque nos informa que terapia é necessária, e nos prepara a recebê-la de bom grado.

A tendência do cristianismo moderno é ensinar que o caminho para a vida abundante é a moralidade externa ou o desenvolvimento pessoal. Com isso nos enganamos totalmente. Enquanto não vimos que o egoísmo é o principal obstáculo para atingirmos a maturidade cristã, que nem o esforço moralista nem o crescimento pessoal podem remover, continuaremos preocupados em resolver problemas menores, em vez de entendermos que Deus pode realmente nos tornar seres “outrocêntricos”, perdoando   primeiro nosso egoísmo, criando assim uma alegria profunda que sobrevive a qualquer  crise, ficamos lutando para mudar aquilo que nos causa sofrimento.

Temos que entender que, para mudar, a nossa maior necessidade é de perdão, só a lei de Deus tem poder para destruir nossas desculpas e a mudança só acontece no contexto da esperança.  Rm 3.23  nos diz “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”. Por outro lado a palavra de Deus também nos assegura em 2 Co 5.17: ”E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.  Em  1 Jo 1.7 lemos: “Se, porém andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”  E Deus nos ensina claramente    na oração dominical que Ele apenas nos perdoará, se nós também perdoarmos aos nossos devedores: “… e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores” (Mt 6.11)

É possível mudar, sim, se reconhecemos nossos erros, pedimos perdão uns aos outros e juntos a Deus. Assim como somos, sem mudanças interiores, não ocorrerão mudanças exteriores. Qualquer mudança externa passa primeiramente por uma mudança de mentalidade e de coração. Por isso Paulo exclamou: ”Tudo posso naquele que me fortalece”. (Fp 4.13)  Nossas próprias forças nem sempre são suficientes para mudar, necessitamos do auxílio e poder do Espírito Santo, da força e poder do  sangue de Cristo para uma real e total mudança e transformação da nossa vida.

Se você pensa que seu lar, sua família não tem jeito, deixe de pensar assim e acredite em mudanças. Começa você a mostrar que isso é possível, a fazer a diferença. Aos poucos perceberás que isso contagia. Ore por isso de todo coração e o poder de Deus se manifestará, com certeza.