Quadro de Família – De Graça em Graça

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Em 2 Pedro 1.2  o apóstolo escreve: “Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas”.  O desejo de Pedro foi que os receptores dessa carta crescessem de graça em graça e essa não cessasse em sua vida. E é exatamente sobre isso que queremos escrever hoje. Finalizamos com esse mês as abordagens do tema geral da Igreja em 2015: “REVESTIDOS PELA GRAÇA”. No âmbito da teologia, GRAÇA consiste no dom sobrenatural, concedido por Deus como meio de salvação, no amor imerecido de Deus..

No cristianismo, graça é o dom gratuito de Deus ao homem num encontro transformante em que a criatura humana é restaurada. Através da graça, Deus confere ao homem a participação na vida divina fazendo-o Seu filho adotivo. Perdida a amizade de Deus pelo pecado, a sua recuperação é feita pelo arrependimento genuíno dos pecados e aceitação do sacrifício de Jesus. Ninguém é salvo sem receber a graça de Deus. A salvação é pela graça, o que significa que é gratuita, e é algo que não podemos alcançar pelos nossos próprios esforços. Para que essa graça estivesse ao dispor de todos Deus enviou Seu único Filho ao mundo para nascer como um de nós, viver como nós, sofrer como nós, mas morrer sem pecados por todos. Essa expressão do amor de Deus recordamos na vinda de Jesus no Natal.

Sua família já conhece e vive nessa graça? Você, sua esposa, seu marido, seus filhos, os membros da sua família já experimentaram o amor imerecido de Deus e são pessoas salvas? Caso não sejam, não permita que o ano 2015 acabe sem que isso aconteça, sem que sua família seja também revestida pela graça e possa então viver de graça em graça!

Se sua família chegou a mais um final de ano, em mais um Natal é porque viveu de graça em graça. O amor imerecido de Deus carregou a cada um em Seus braços e nos trouxe até aqui. Se sua família ainda está unida e todos juntos, isso é graça. Se você conseguiu sustentá-la com o trabalho de suas mãos e o suor do seu rosto, isso é graça. Se os filhos passaram de ano em seus estudos e estão todos no caminho do bem, isso é graça. Se sua casa foi protegida de temporais e vendavais e sua família resistiu aos vendavais da vida, isso é graça. Se você consegue reunir os seus para o culto doméstico e levá-los à casa do Senhor, isso é graça. Se vocês como casais permanecem unidos e comprometidos um com outro, isso é graça. Vejam, 2015 foi um ano em que todos nós vivemos de graça em graça. E assim será também daqui para frente.

Justamente por essa razão Deus disse a Paulo em 2 Coríntios 12.9: “Então, ele me disse: A minha graça te basta…”. Jesus nos ensinou em Mateus 10.8b: “De graça recebestes, de graça daí”. Então, se podemos viver de graça em graça e Deus é gracioso conosco, também sejamos graciosos uns com os outros.