Quadro de Família – Crises

Autor: Pr. Ivo Lidio Köhn

Desde que o pecado entrou no mundo ele trouxe consigo as crises. Pelo dicionário a palavra crise significa: “Conjuntura difícil, perigosa; situação anormal, grave; ataque de nervos; momento decisivo; situação de um governo que encontra sérias dificuldades para manter-se no poder”.

As crises criam-se quando há confronto e choque de opiniões contrárias e cada teima em prevalecer. A palavra chinesa para “crise” inclui dois símbolos: Um significaperigo. Uma crise é um perigo porque ameaça vencer a pessoa ou pessoas envolvidas. O outro significado é oportunidade, porque a crise dá à pessoa ou às pessoas a oportunidade de mudar, crescer e desenvolver meios melhores de superá-las. Existem crises esperadas e inesperadas, reais e imaginárias. Viver é passar por crises. Experimentar crises é enfrentar pontos críticos que trarão  crescimento e maturidade ou declínio e imaturidade.

Existem vários tipos de crises que se fazem sentir no dia a dia de uma família. Queremos considerar as seguintes:

1. Crises existenciais– Estas surgem quando somos forçados a enfrentar verdades perturbadoras, tais como a compreensão de que: Sou um fracasso; sou velho demais para alcançar meus objetivos de vida; fui deixado para trás numa promoção; minha doença é incurável etc. Elias, Jonas e Jó passaram por essa crise: “O que aconteceu comigo e o que mais ainda vai acontecer”?

2. Crises de desenvolvimento – Surgem no curso do desenvolvimento normal: Entrada na escola, ida para a faculdade, ajustes no casamento, aceitação de críticas, adolescência dos filhos, declínio da saúde, enfrentar a aposentadoria etc. Podemos perceber isso na Bíblia nos lares de Abraão e Sara, Zacarias e Isabel e José e Maria.

3. Crises financeiras – Ocorrem quando as despesas são maiores do que a receita e as dívidas se avolumam; quando há frustração de safra; quando há desemprego temporário dos mantenedores do lar; quando surge um imprevisto que provoca um rombo muito grande nas finanças da família.

4. Crises emocionais e espirituais – Despontam quando dúvidas inundam nosso interior ou ameaçam nossas crenças e nossos valores provocando confusão emocional e espiritual.

5. Crises de relacionamento – Acontecem entre o casal quando as opiniões divergem; quando cada tenta impor o seu ponto de vista; quando há mágoa e ressentimento guardados. Ocorrem crises no relacionamento com os filhos, com vizinhos, sogros, pais e parentes sempre quando algo ameaça o equilíbrio psicológico.

Grande parte da Bíblia trata de crises. Adão, Eva, Caim, Noé, Abraão, Isaque, José, Moisés, Sansão, Jefté, Saul, Davi, Elias, Daniel e várias outras personagens enfrentaram crises que o Velho Testamento descreve em detalhe. Jesus enfrentou crises no Getsêmane e Gólgota e o mesmo aconteceu aos discípulos, Paulo e muitos dos primeiros crentes. Várias das epístolas foram escritas a fim de ajudar os indivíduos e as igrejas a enfrentarem crises.

Como enfrentar e resolver as crises? Em termos gerais queremos dizer o seguinte a esse respeito:

a) Não se deve dar lugar ao desespero, que poderá levar à depressão e conseqüências trágicas. Acalmar-se para reduzir a ansiedade. Dizer: “Existem meios de tratar esse problema”! “Sei que é difícil, mas com a ajuda de Deus vencerei”!

b) Focalizar o problema como se apresenta no momento e não como poderá ser no futuro.

c) Avaliar os recursos: ajuda de conselheiros, os recursos espirituais como a presença interior e a orientação do Espírito Santo juntamente com as promessas das Escrituras; os recursos pessoais: habilidade e capacidade intelectual, sua experiência passada e motivação; recursos interpessoais no auxílio de amigos, família, comunidade e membros da igreja; recursos adicionais como ajuda legal médica, psicológica, financeira, educacional etc.

d) Planejar a intervenção e ação – Depois de avaliar o problema e considerar os recursos disponíveis vem a decisão sobre um curso de ação: o que deve ser feito em primeiro lugar, em segundo e assim por diante.

e) Acreditar e esperar resultados – A esperança nos ajuda a evitar o desespero e liberta a energia para enfrentar a situação de crise.

f) Junto a todas essas ações quem está em crise deve olhar para o alto e dizer com o Sl 121.1-2: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra”. E também nunca deixar de acreditar nas palavras de Paulo em Fp 4.13: “Tudo posso naquele que me fortalece”! Ou então exclamar sempre com Davi no Sl 18.29: “Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas”.

Pastor Ivo Lídio Köhn