Quadro de Família – Como está seu ambiente familiar

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Os pais têm responsabilidade sobre os filhos, e devem prestar atenção no que falam a eles. Todo pai e mãe é uma autoridade espiritual na vida de seus filhos.  Então tudo o que for dito aos filhos pelos pais, acarretará em benção ou maldição… Cuidado!  Às vezes falamos coisas que vão marcar vidas para sempre, trazendo sentenças… O ambiente que vivemos, vai mostrar quem somos e o que seremos. Então a responsabilidade dos pais sobre os filhos vai muito alem da educação, boas maneiras, e cultura. Claro que tudo isto é muito importante e vai estabelecer critérios e limites, porem, existem coisas que são mais sutis e que servem muitas vezes para alimentar gigantes dentro de nós, ou seja, demônios que terão como aliado o ambiente em que a criança foi criada.

E como Satanás não traz à existência aquilo que não existe, ele usará aquilo que os pais derem a seus filhos, fazendo com que os gigantes da alma acompanhem a todos em situações determinadas, e esperarão a hora certa de agir. Da mesma forma nós somos reflexo da forma que fomos criados, então temos obrigação de observar que tipo de tratamento temos dispensado aos nossos filhos, pois em muitos casos, estamos simplesmente dando autoridade para que os gigantes que acompanharam nossas vidas, agora, por nossa forma de ser e agir acompanhem a vida de nossos filhos.

Saiba que o pior tipo de demônio não é aquele que balança, manifesta ou faz barulho para chamar a atenção… Este em nome de Jesus sai e vai embora pela autoridade da palavra. Mas o pior demônio é aquele que silenciosamente nos acompanha e vai nos fazendo de fantoches, e vai nos soprando em nossas mentes os desejos sujos de seus planos vindos do inferno..Preste atenção…. Satanas é astuto!

Daremos alguns tipos de pessoas que, quando crianças, conviveram em ambientes que ajudaram os gigantes a se fortalecerem:

Crianças em ambientes de briga – quando isso acontece, sua personalidade está sendo formada para agredir; cria-se um espírito de hostilidade, agride de todas as formas: as mais atiradas com agressão física, as mais tolerantes com agressões verbais. Ela não quer ser assim, mas é um meio de autodefesa. Esta pessoa, por onde for, levará este gigante dentro dela, para o casamento, namoro, escola, emprego etc. Como isso vem incutido dentro de sua personalidade, o Espírito Santo de Deus precisa entrar entre a alma e o espírito para limpar.

Ambiente de zombaria –   Nada é levado a sério, tudo é motivo para se zombar. Vai ser um adulto tímido, pois tem medo de ser zombado. Não produz muito, pois tem medo, tem medo na escola, no trabalho, e em tudo o que tentar realizar.

Ambiente de humilhação –   é inferiorizado, humilhado, nunca se dá bem. Quando cresce, a depressão que vai estar alojada nele, vai pesar sobre a vida dele.

Ambientes de trapaça –   tudo tem enganos, trapaças, tem que se levar vantagem em tudo, tem que enganar a todos. Ele vai ter medo de ser trapaceado e, por isso, vai querer sempre fazer antes.

Ambiente de tolerância ao extremo – Tudo é possível; quando adulto, não vai saber discemir, vai querer cometer abuso de poder autoridade.

Ambiente de mentira – Chega uma hora que ele não sabe mais se está mentindo ou não. Família mentirosa tem filhos mentirosos, não conseguem mostrar de fato quem são, usam a mentira como se fosse uma máscara para se esconder

Ambiente sem carinho – Em um lar onde nunca se abraça, nunca se beija, cria-se um ambiente onde a linguagem não fala de amor, carinho. Quando crescerem, não vão saber amar, vão ter dificuldade de amar até Deus; é como se fosse um amor distante. Deus no céu e elas na terra. Foi destruída sua personalidade e sua força de amar.

Ambiente sem limite social – Não é corrigido, pode tudo dentro e fora de sua casa; fica cômodo para os pais não corrigirem, neste lar tudo pode. Esse adulto provavelmente vai invadir o limite do vizinho, da igreja, do governo, ele não tem limites.

Ambiente sem perdão – Nada se perdoa, só existe ódio. Para essa criança não adianta reconhecer o seu erro. Ela recebe essa mensagem em sua mente. Ela vai sempre se sentir culpada. Um dia, ao aceitar Jesus, vai ter dificuldade para entender que Jesus já perdoou todos os seus pecados.

Ambiente onde não foi mostrado quem é Deus – Não foram mostradas as coisas que estão além do material, tem dificuldade de entender o sobrenatural. As crianças não têm a realidade do Senhor. Quando chegarem à idade adulta, vão começar a ver seus sonhos minguados.  Esta tristeza inconsciente vai tomando conta de sua vida. Essas pessoas não conseguem entender quando a Bíblia menciona que os velhos vão sonhar e os jovens vão profetizar. Não conseguem ter a alegria do Senhor e muitas vezes estas origens vêm do ventre materno.

Só o Espírito Santo pode ajudar, Ele vai trazer paz, alegria, amor, domínio próprio. Ele começa a moldar a personalidade, como Deus quer que seja, e começamos então a entrar na terra prometida. E para que isto aconteça precisamos de ajuda, orientação, e amor. Precisamos ser acompanhados em nossa caminhada para que nosso caráter seja transformado pelo Espírito Santo, e sejamos transformados na imagem e semelhança de quem nos criou, e não mais semelhantes a quem nos deformou. Vamos à luta… Reaja!