Quadro de Família – Amor aos Perdidos

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Nesse mês de abril o lema da IECB faz-nos refletir sobre a necessidade da união em amor aos perdidos. Como podemos enquadrar esse tema em nossa coluna?

Primeiramente queremos lembrar o que o capítulo do amor nos diz em 1. Coríntios 13.13: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor”. E em Lucas 19.10 a Bíblia nos diz: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido”.

Uma família que não se ama, onde não existe amor, não é mais uma família, apenas um ajuntamento de pessoas. É indispensável que o marido ame a esposa e vice versa e que os pais amem os filhos e vice versa. Esse amor precisa amadurecer e não se fundamentar apenas em emoções e sentimentos, mas na demonstração prática do mesmo através de gestos e atos concretos e definidos. O amor une a família e faz com que um defenda e ajude ao outro em momentos de dificuldades. O amor constrói e edifica. Às vezes o amor pode se perder no turbilhão de sentimentos e emoções desencadeados por uma crise familiar, mas depois que a poeira baixar ele retorna a se encontrar. O amor verdadeiro nunca morre a paixão sim.

Quando alguém está perdido na família? Existem várias formas de alguém se perder na família. Já aconteceu que filhos se perderam não encontrando o caminho de volta para casa e toda a família, mais vizinhos e amigos, unidos pelo amor, procuraram até encontrá-los. O pai ou a mãe podem estar perdidos em seu egocentrismo e precisam de orientação amorosa para perceber o quanto estão se machucando um ao outro e à família toda. Na família ninguém pode dizer apenas “eu”, mas sim “nós”. Deve ser “um por todos” e “todos por um”. Alguém da família pode estar perdido espiritualmente, vivendo distante de Deus. Precisa de muito amor e carinho para conscientizá-lo disso e fazê-lo entender que Jesus tinha razão quando disse: ”Sem mim nada podeis fazer!” Em muitas famílias o pai está perdido no vício do alcoolismo e precisa de muito amor, muita paciência e compreensão dos seus familiares para buscar o caminho da cura e da libertação. Há famílias que se perdem em gastos compulsivos trazendo muito sofrimento e dor a todos. Precisam em amor rever suas prioridades. Quantas famílias têm um filho ou uma filha perdida na droga que carecem de muito amor, carinho e compreensão dos pais para buscarem e alcançarem a recuperação. Às vezes algum membro da família perde-se na imoralidade levando uma vida devassa. Este precisa entender o verdadeiro significado do amor, sentindo e vivenciando o mesmo em seu próprio lar.

“Família unida jamais será vencida!”. Que isso seja o seu propósito, irmão (ã), que está lendo essa coluna. E, lógico, isso requer a união de forças no amor de cada integrante com o objetivo que a família olhe toda ela para o mesmo alvo e caminhe na mesma direção. Precisa Também estar presente a humildade de cada um reconhecer seus erros, onde se perdeu e a disposição de buscar e pedir perdão aos que foram atingidos.

Pastor Ivo Lídio Köhn