Quadro de Família – A Semente é a Palavra de Deus

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

O significado da semente é claramente demarcado para nós. “Este é o sentido da parábola: A semente é a palavra de Deus” (Lucas 8. 11). Ainda que não seja a mensagem primária desta parábola, o fato que a palavra de Deus é o poder que constrói o reino de Deus precisa de ênfase. Não há nenhuma mágica aqui, nenhuma energia esotérica mistificadora. Até as palavras dos homens têm poder. Elas comunicam sentimentos e idéias, criam culturas inteiras, levam homens à paz ou à guerra, mudam o curso da história, produzem grandes males ou grande bem. Por que nos surpreenderíamos, então, que a palavra de Deus tenha poder inimaginável?

Os mundos foram criados e são mantidos pela palavra de Deus (Hebreus 11.3; 1.3), e o sopro divino que está em suas palavras (Salmo 33.6) é o sopro que nos deu a vida (Gênesis 2.7). A palavra do Todo Poderoso responde aos nossos espíritos como a luz responde aos nossos olhos. Sua poderosa verdade viva penetra em nossos corações e põe a nu nossos mais íntimos pensamentos (Hebreus 4.12). É a palavra do evangelho que nos salva (Romanos 1.18; 1 Coríntios 1.21), e a “palavra da sua graça” que nos edifica e garante nossa herança entre o povo de Deus .

Esta parábola está nos dizendo, em linguagem simples, que a própria palavra de Deus é a semente germinante da vida (Filipenses 2.16), e não a palavra mais algumas misteriosas obras do Espírito Santo. É por esta própria palavra viva, que transmite energia, que o Espírito Santo não somente nos leva ao renascimento espiritual (Efésios 1.13; 1 Pedro 1.23-25), mas nos transforma na imagem do Filho de Deus. E tudo isto é possível porque em suas palavras Deus nos abriu seu coração e derramou as profundezas de sua verdade e graça. No evangelho, ele nos fez olhar na face de nosso crucificado Salvador. E isso tem poder!

É, portanto, sacrilégio homens e mulheres falarem do evangelho como “mera palavra” e rirem da idéia que o evangelho por si só é capaz de produzir uma nova e inconquistável vida espiritual. Não é prudente falar tão levianamente de palavras que saem da boca de Deus ou insultar o céu tentando fortificar esta palavra “inadequada” com nossas vãs filosofias. Até Satanás sabe onde está o poder. “A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo sejam salvos” (Lucas 8. 12).

Mas não faz Deus mais do que apenas falar conosco? Sim, ele está certamente ativo em responder nossas orações (1 João 5.14:15), e providencialmente nos guiando através das provações e tribulações que limpam, fortalecem e purificam nossa fé. Mas, em fim, é sua palavra que tem poder, e é para sua palavra que todo seu providente trabalho precisa nos trazer, em obediência compreensiva. É através dessa palavra que chegamos a conhecer Deus e seu Filho. E essa é vida eterna (João 17.3). A semente do reino é a palavra de Deus.

Seu lar possui uma Bíblia? Conheço muitos lares que têm até mais de meia dúzia de Bíblias, mas às vezes tenho dúvidas se os seus donos sabem manejar essa arma poderosa e sabem como ela funciona. Não adianta ter uma arma e não saber usá-la na hora que o inimigo ataca; nada vale ter os remédios contra um mal físico em casa e não tomá-los. Pais devem semear essa semente da palavra de Deus nos corações de seus filhos desde sua mais tenra infância e desenvolver neles um amor por essa palavra, mas para isso ter efeito real os filhos precisam ver os pais lendo a palavra e colocando-a em prática no seu dia a dia de vida. Os integrantes de uma família precisam realizar junto seu culto doméstico ao redor dessa palavra diariamente em seu lar. Como é lindo ver a família toda junta nos bancos da igreja assistindo ao culto e louvando a Deus, permitindo que a semente da palavra seja semeada em seus corações em terra já preparada, fértil, para produzir os devidos frutos.

Se a palavra de Deus norteia a vida de uma família, esta estará olhando para a direção certa, terá condições para vencer todos os obstáculos e superar as adversidades, pois ela será uma lâmpada aos seus pés e uma luz nos seus caminhos. (Sl 119.105) Quem confia na palavra sabe que céus e terra passarão, mas ELA não, segundo as palavras do próprio Jesus. Coloque sua família em contato com a palavra de Deus para semear sua semente em seus corações e garantir a eles uma vida mais feliz e segura.

Pastor Ivo Lidio Köhn