Quadro de Família – A Semente do Amor

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Um dos maiores estragos que aparece dentro da alma do ser humano, é quando ele começa a se sentir dono de si mesmo. Como se não houvesse ninguém mais o qual poderia contê-lo. Essa despretensão leva a uma trágica queda. É muito fácil sermos dominados pelo profundo egoísmo que aparece dentro do nosso ego. Mas aí que nos enganamos. O homem que nunca teve um encontro com Deus, nunca deixará de alimentar essa víbora chamada egoísmo.

A víbora é morta lentamente, conforme o homem vai se aproximando verdadeiramente dos caminhos de Deus. Que se resume em uma única palavra: AMOR. Quando o homem aceita Jesus como seu Senhor e Salvador, a semente desse exclusivo AMOR é lançada. Porém, ela necessita ser regada conforme o passar dos dias, caso contrário, não irá se desenvolver. Para a semente jogada no solo do nosso coraçãozinho ser germinada, precisamos desenvolver um relacionamento com Jesus. Esse relacionamento é dar ouvidos à Palavra de Deus. É o único meio que levará o homem a conhecer os passos de Jesus.  À medida que lemos a Palavra, é como se fluíssem rios de águas vivas em nosso interior. Isso nos lava nos purifica; dessa maneira, o Espírito Santo começa a agir. Se o homem tinha tendência a certa prática a qual não agrada ao coração de Deus, o próprio Deus começa a tocá-lo. E esse, deixa a prática de lado. Logo, a semente que foi deixada, começa a frutificar, e gera frutos, muitos frutos.  “Pelos frutos vos conhecereis,” disse Jesus na Sua Palavra.

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar. O amor não se vê com os olhos mas com o coração. A distância faz ao amor aquilo que o vento faz ao fogo: apaga o pequeno, inflama o grande. O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem. Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor. Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo.

Deus é mesmo muito sábio. Eu acredito no amor para sempre. Eu acredito, de verdade. Mas eu só acredito quando ele é correspondido. Porque ele volta. Quando você ama alguém e demonstra, o amor volta. É nisso que eu acredito, ele vai e volta. É um ciclo. Tipo uma bola de neve de amor. Você ama alguém e esse alguém quando te ama de volta adiciona um pouco do seu amor também, e te devolve com um pouco mais do que tinha. O amor é uma coisa muito grande para você guardar ele só com você, você não consegue. Mantê-lo apenas com você significa que ele não vai aumentar, ele só vai perder força, porque não somos nós que alimentamos o nosso amor. E devo admitir, essa foi uma das melhores idéias de Deus. Medo, insegurança e receio, só fazem reduzir o que sentimos até que ele deixe de existir.

Quanto mais ele cresceu, quanto mais forte ele ficou, maior é o sofrimento e mais longo é o tempo que ele vai agonizar antes de partir, mas ele parte. Afinal tudo que não é alimentado, morre. E a regra se aplica também ao amor. Ele pode ser forte, mas se ele não for alimentado ele morre. Ele pode demorar, mas se ele não for alimentado ele morre. Ele pode ser grande, mas se ele não for alimentado ele morre. O amor que a gente sente, só vai crescer, só vai ficar mais forte, se a pessoa que amamos quiser aquele amor para ela, se ela cuidar, se ela der valor. O que é a conquista senão entregar o que sentimos a pessoa pela qual a semente do sentimento mais belo brotou? O que é a conquista senão demonstrar: “Aqui está o meu amor, ele pertence a você”? O que é a conquista senão tentar fazer que a pessoa cultive essa semente até que ela floresça?

Por isso eu não tenho medo de entregar o meu amor, de me doar, de me entregar por completo. Se ele não voltar é porque não foi cultivado, mas não tem problema! Ele vai nascer de novo! Deus sempre nos dá uma nova semente, portanto não perca tempo guardando-a. Ame, ame muito. Se entregue. Ame sempre. Se entregue. O amor não é um sentimento, mas uma decisão. Nunca acredite se alguém disser que você é muito novo (a) ou muito velho (a) para amar. Se entregue, vá viver a vida. Se apaixone, muitas vezes. Não tem coisa melhor. Não se arrependa de amar alguém que não te amou de volta. Não se sinta culpado, tudo que você fez foi amar. Não tem nada de errado em amar, o errado é deixar que ele morra. Vá se apaixonar! Tua hora vai chegar.

Não adianta guardar suas sementes nas mãos, vá espalhá-las por aí. Se suas mãos estiverem ocupadas com suas sementes, elas não vão estar livres para regar e cultivar a semente que alguém plantou no seu jardim. Vá cuidar do seu jardim, se ali brotou vida, não deixe que ela morra! Vá cuidar do seu jardim!

Pastor Ivo Lídio Köhn