Prossigamos em Conhecer ao Senhor…

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

“Prosseguir sempre, recuar nunca”… São palavras de ordem usadas pelos generais de exércitos em guerra. O  povo de Deus também está envolvido na batalha espiritual e nela vale também essa ordem. Luiz de Carvalho canta: “ Estou seguindo a Jesus Cristo, deste caminho eu não desisto, estou seguindo a Jesus Cristo, atrás não volto, não volto não.”  Há um conhecido hino que inicia assim: “Quero seguir as pisadas do Mestre…” E nosso Mestre não recuou, prosseguiu sempre até concluir a Sua missão na terra e retornar à destra do Pai. “Porém, quem perseverar até ao fim, esse será salvo “ (Mt 10.22) O crescimento espiritual do cristão verdadeiro deve ser contínuo, a santificação é um processo que somente termina com o último suspiro.

O conhecimento de Deus, jamais pode ser algo que acontece uma única vez e pronto. Muito pelo contrário; deve ser algo que aconteça diariamente, fruto do nosso relacionamento com Ele, através da leitura da Palavra, da meditação, da contemplação, da oração, dos momentos de comunhão diante do Pai. Deve ser algo, gostoso, apaixonante, que nos leva a uma intimidade profunda, crendo que estamos nos relacionando com aquele que é o único Senhor e Salvador. Ele é soberano sobre todos. Ele é Deus. Ele é merecedor de todo respeito, de toda a glória, de toda a nossa expressão de gratidão, por reconhecermos a sua plenitude.

Quando conhecemos com profundidade, quem é o nosso Deus, passamos a amá-lo muito, pois sabemos olhar para dentro de nós mesmos e ver quem realmente somos. Prossigamos nesta busca de conhecer, cada dia mais, o nosso Deus, e enxergar a sua grandeza.

Olhando para o texto percebemos que o Senhor, além de exortar o povo através da palavra do profeta Oséias, também dá uma palavra de esperança, dizendo: ” Voltem para mim! Arrependam-se dos vossos pecados, voltem para um relacionamento de intimidade comigo, pois, da mesma forma como a chuva da primavera virá, com certeza, para regar a terra de mancinho, sem causar estragos, sem causar transtornos, eu também estarei me voltando para vocês para ter um relacionamento como aquele que tive com os vossos pais, como aquele do seu primeiro amor. “

Ainda é tempo de reconciliação, ainda é tempo voltarmos às práticas do primeiro amor. Após a noite, que é tempo de escuridão, vem sempre o amanhecer; a chegada do sol. Com o sol nasce sempre a esperança de mais um dia. É a renovação das misericórdias do Senhor! É tempo de alegria, é tempo de celebração, é tempo de júbilo, pois o Senhor nos dá mais uma oportunidade. Hoje é este dia de oportunidade que o Senhor está dando.

Como vimos neste texto, conhecer a Deus é algo tão importante, que devemos buscar este conhecimento com extrema urgência. Aprendemos que este conhecimento não pode ser algo estático, realizado uma única vez. Não, este conhecimento deve ser fruto de um relacionamento contínuo através da leitura da palavra, da meditação e da oração. Faz-se necessária a seguinte pergunta: “ Temos buscado este relacionamento com intensidade para que realmente venhamos a conhecer ao   nosso Deus com intimidade?”   Gostaria de terminar com parte da oração de Davi no Salmo 25:4: “Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensinas-me as tuas veredas”. E ainda com as palavras de Jo 42:5: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem”.

Que o Pai amado nos ajude a intensificar este relacionamento com Ele, cada dia mais.

Pastor Ivo Lídio Köhn