Perseverando na doutrina do Senhor

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Para conhecer e prosseguir em conhecer  ao Senhor a melhor forma é “perseverar na doutrina do Senhor”. Já os primeiros cristãos sabiam disso, pois em Atos 2.42lemos: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”.

O que é perseverar? Perseverar é permanecer firme, persistir em alguma coisa até o fim.  A palavra que o nosso texto usa indica uma permanência firme e contínua numa determinada atividade. Nossos irmãos da igreja primitiva permaneceram firmes na doutrina que receberam dos apóstolos. Uma vez convertidos a Cristo eles passaram a receber a instrução dos apóstolos continuamente e não se desviavam dela. Diariamente eles estavam no templo para receber a pregação e instrução dos apóstolos nos cultos. Eles não voltaram atrás para o judaísmo e muito menos seguiram as religiões pagãs da época, mas permaneceram firmes na doutrina dos apóstolos.

O que é a doutrina dos apóstolos? Não era uma nova doutrina inventada e ensinada por eles, mas todos os ensinamentos que receberam diretamente de Cristo. A doutrina dos apóstolos era a doutrina de Cristo. Eles foram chamados por Cristo e dele receberam o ensino acerca de sua Pessoa e obra como o Messias e acerca dos seus mandamentos. Após sua ressurreição, Cristo lhes deu a missão de pregar o evangelho a toda à criatura e fazer discípulos de todas as nações, ensinando-os a guardar todas as coisas que tinha ordenado (Mc.16.15; Mt.28.20). Eles fizeram isso. Pedro pregou o Cristo crucificado, ressuscitado e exaltado no dia de Pentecostes e muitos creram. Aqueles que creram se tornaram discípulos de Jesus e continuaram sendo instruídos pelos apóstolos de Cristo.  Os apóstolos fizeram muitos discípulos com a doutrina que receberam de Cristo. Não só Pedro, mas também Tiago, João, Mateus, Paulo e todos os outros. Eles não só pregaram, mas também, sob a direção do Espírito Santo escreveram a doutrina de Cristo em todo o Novo Testamento. Deus preservou sua palavra e deixou para nós a boa doutrina dos apóstolos no Novo Testamento. Temos também um bom resumo dessa doutrina no credo apostólico que não é uma invenção da igreja romana, mas é uma confissão de fé bíblica da igreja de Cristo em todos os séculos. Deus nos deu a boa doutrina dos apóstolos em sua palavra e a preservou por meio de sua igreja fiel. Nela ele nos revela nossa salvação em Cristo e sua vontade para nossa vida. E nós devemos perseverar nesta doutrina para nossa salvação.

Como podemos perseverar na doutrina dos apóstolos? O que temos de fazer é valorizar a boa palavra de Deus que temos recebido. Como podemos fazer isso na prática? Reunindo-se regularmente com o povo de Deus nos cultos para ouvir a pregação do evangelho; participando ativamente dos estudos bíblicos oferecidos pela igreja; aqueles que almejam ser membros devem perseverar nas aulas de congregados para crescer no conhecimento de Cristo. Além disso, devemos perseverar na leitura da palavra de Deus em nossas casas, lendo-a individualmente, mas também em comunhão com os nossos familiares. Será que temos feito isso continuamente? Temos perseverado na doutrina dos apóstolos? Temos o mesmo prazer do salmista que meditava na palavra de Deus dia e noite? Os pais têm ensinado a doutrina de Cristo aos seus filhos? Às vezes ficamos tão envolvidos com o nosso trabalho, estudos e lazer que nos esquecemos de abrir a palavra de Deus para nos alimentar dela com nossa família. Esquecemos que “não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mt. 4.4). Pode acontecer também que deixamos os cultos e as atividades da igreja por coisas banais ou motivos injustos. Que Deus nos livre dessa má atitude e nos ajude a perseverar na doutrina dos apóstolos.

Somente perseverando na doutrina dos apóstolos podemos crescer na graça e no conhecimento de Cristo e não se deixar levar por qualquer vento de doutrina. Como podemos responder acerca da razão da nossa fé e falar de Cristo para outros se não conhecemos nem perseveramos na doutrina dos apóstolos? Como podemos reconhecer e rejeitar as muitas seitas e heresias que surgem todos os dias se não perseveramos na doutrina dos apóstolos? Há vários tipos de evangelhos sendo pregado hoje em dia que não é o evangelho de Cristo nem dos apóstolos. Há o evangelho da prosperidade material; o evangelho da salvação pelas boas obras do homem; o evangelho das emoções superficiais e vários outros evangelhos que, mesmo usando a Bíblia, são invenções e preceitos humanos e não a sã doutrina da graça revelada a nós por Cristo e seus apóstolos. Ser um verdadeiro discípulo de Jesus não é correr atrás de evangelhos inventados por homens, mas perseverar na doutrina dos apóstolos que vem de Cristo. Fazemos isso amando a palavra de Deus e seguindo todos os mandamentos que Cristo nos ordenou por meio dos seus apóstolos.

Pastor Ivo Lídio Köhn