Para onde estamos caminhando?

Autor: Pastor Paulo Aguilar

 

PARA ONDE ESTAMOS CAMINHANDO?

‘Há caminhos que ao homem parecem direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte’ Pv. 14:12.

Jesus disse: “Eu sou o caminho… ninguém vem ao Pai a não ser por mim” Jo. 14.6.

Você alguma vez já se perguntou por que um rio sempre é sinuoso? Ou seja, nunca o seu leito é uma linha reta, antes pelo contrário, totalmente cheio de voltas é curvas. A resposta é bem simples, simplesmente porque a água sempre anda pelo caminho mais fácil, e que não lhe oferece resistência, por isso mesmo que comece a andar em linha reta, basta em determinado momento encontrar um barranco ou um terreno mais alto, que logo ela passa a contornar ou fazer a curva ao redor do pequeno monte que para ela torna-se um desafio impossível de  transpor e a maneira mais simples é se desviar, andando pelo caminho mais fácil que encontrar.

            Caminhos a nossa frente – Geralmente quando estamos nos dirigindo para um determinado lugar, nos são apresentados várias formas e caminhos para chegarmos até lá, e por vezes podemos escolher qual seria o melhor para nós. Entretanto quando se fala de eternidade, não há variadas opções, mas apenas duas, nos diz a bíblia. Jesus certa vez afirmou: “Eu sou o Caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim.” João 14.6. Você já se perguntou: Se Jesus é o único caminho para o céu, que nos leva a Deus o Pai, porque muitas pessoas não o seguem de todo o coração? E se Deus deseja que a humanidade seja o seu povo santo, separado do pecado, por que a maioria das pessoas, e muitas delas, denominadas cristãs, não vivem conforme a vontade de Deus?

Creio que a resposta parece ser bem semelhante com a dada para a pergunta sobre o rio, ou seja, simplesmente porque muitas pessoas somente querem trilhar os caminhos fáceis da vida, que não oferecem resistência. Mas basta encontrar diante de si uma pequena barreira, que elas procuram  desviar-se e prosseguir sua vida pelo lado que parece ser mais fácil. Isto quer mostrar que o caminho que Deus coloca diante de nós, e em Jesus a busca pela santificação, pela salvação, pela verdadeira vida, não é um caminho descida a baixo, sem dificuldades, sem obstáculos. Jesus já dizia isso quando afirmou: “Estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.”  Mt. 7:14. Ao passo que o caminho do pecado, ou da perdição, como o fala Jesus, além de ser largo e espaçoso,  “são muitos os que andam por ele” Mt. 7:13, e ainda poderíamos dizer que é descida a baixo. Diante do caminho apertado, que Jesus veio nos oferecer, bem como do caminho largo e espaçoso que o mundo nos oferece, precisamos tomar um decisão: em que caminho estou andando?

Onde nos leva esse caminho? Todos sabem que o mais importante de um caminho, é que ele nos leve aonde queremos chegar. E sempre quando falamos sobre isso, todas, ou a grande maioria das pessoas dizem que querem chegar ao céu. Entretanto são poucas que param para fazer uma análise se sua vida está no caminho certo que leva ao céu. Muitos têm trilhado os caminhos da imoralidade, da idolatria, dos prazeres mundanos, da idolatria, do adultério, dos vícios e bebedeiras e não dão valor ou importância se Deus diz que quer que cada pessoa aceite a purificação de pecados por meio de Jesus, e comece a viver uma vida de santificação e comunhão diária com o Senhor. Pois ele afirma que ‘Sem santificação, ninguém verá a Deus’ Hb. 12:14.

Para muitos, esse é um caminho difícil demais para ser trilhado, e por isso como um rio acabam se desviando do caminho reto, e passam a trilhar caminhos mais fáceis.  Sem percebem que são tortuosos, que vivem dando voltas ao redor de Deus, entretanto jamais se apresentam perante ele, para restabelecer a comunhão perdida, e receber a salvação e as bênçãos que ele oferece aos seu povo. Mas e quando o caminho de sua vida acabar, você já refletiu onde ele vai dar? Onde você vai parar vivendo da forma que está vivendo? Com Jesus, esse caminho conduz para a vida plena e realizada, enquanto que sem ele, todos os caminhos conduzem a perdição.

            Jesus o Caminho para a Vida – Como cristão, precisamos parar e refletir sobre nossa vida de fé, será que agradamos a Deus da forma como estamos vivendo? Será que estamos trilhando o caminho da vida, que é Jesus e que nos leva a Deus? Ou vivemos  desviando-nos de Deus, de sua vontade, de sua palavra, andando por caminhos tortuosos, por estradas que parecem ser fáceis de trilhar, que aos nossos olhos parecem direitos, mas ao fim são caminhos de morte? Isso mesmo, a palavra de Deus afirma que muitas pessoas neste mundo estão andando por caminhos que aos homens parecem direito, mas que ao fim, são caminhos de morte, (Pv. 14.12) porque levam a perdição, para longe de Deus. Podem até parecer caminhos de alegrias e prazeres infindos, mas que cada dia temos visto através de várias histórias e exemplos de vida de pessoas como os caminhos do mundo tem levados milhares a desgraças, sofrimentos, morte e perdição eterna.

Mesmo que muitas vezes não gostamos de dificuldades, barreiras, empecilhos em nossa vida, são eles que nos tornam mais fortes, mais preparados espiritualmente, e principalmente são eles que nos aproximam mais de Deus, e nos fazem sentir o poder de sua ajuda, conforto e segurança. Enquanto que aqueles que querem apenas trilhar os caminhos fáceis e prazerosos da vida, logo acabam se deparando com empecilhos intransponíveis. Como alguns rios que se transformam em lagoas, e ai ficam parados, e a água começa a perder a vida e cheirar mal. Assim muitos têm interrompido o caminho da vida, por não conseguirem transpor obstáculos sozinhos, e chega um momento que a vida não faz mais sentido, perdendo a esperança, a alegria de viver, porque não confiam em ninguém que lhes dê força e poder para enfrentar as dificuldades, e então acabam se entregando completamente ao desespero e perdem a vida na lama do pecado. Ou seja acabam perdendo-se no caminho que escolheram e que acharam que lhes traria paz e felicidades.

Por isso, estimado leitor lembre-se que Jesus diz que o caminho espaçoso e largo, fácil de trilhar, é como se fosse morro abaixo, contudo leva a perdição, para longe de Deus, para o lago de fogo e enxofre, o sofrimento eterno. Por outro lado Jesus se apresentou como o único e verdadeiro caminho que nos leva a vida plena, a vitórias, e a Salvação eterna. Ai está a razão porque precisamos nos consagrar a Deus e fazer sua vontade. Quem segue o caminho que é Jesus todo o dia, pode ter a plena convicção que ele caminhará com você a cada instante de sua vida, enchendo sua vida de paz, bênçãos e alegrias eternas e que no final da caminhada vai chegar até o Pai celestial e assim poder desfrutar das alegrias eternas da vida eterna. Então busque fazer parte do povo de Deus, este povo santificado, separado do pecado, pertencente única e exclusivamente a Deus o Pai, por meio de Jesus.  Lembre-se sempre que sem Jesus jamais chegaremos ao céu, pois sem Jesus, ninguém verá a Deus. E Jesus é o caminho para a verdadeira vida que você tanto anseia. Cabe a você decidir: para onde você caminha?