O Deus Presente

Autor: Pr. Paulo Aguilar

“A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. Então lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar” Êxodo 33.14-15.

Conta a história que em 1961 o cosmonauta russo Yuri Gagarin fez a primeira viagem ao espaço, que durou 1 hora e 48 minutos. Após ele teria feito uma declaração irônica: “Eu estive no céu e não vi Deus lá!”. Já 7 anos depois, em 1968 três astronautas da Apollo 8 estavam circundando o lado escuro da lua, numa órbita muito superior àquela alcançada por Gagarin. De repente, sobre o horizonte da lua rosa, apareceu uma linda imagem azul da terra, os astronautas estavam conectados ao vivo com vários canais de comunicação mundial. Ao verem a beleza da criação resolveram declamar, juntos, um verso que representava tudo o que se passava em suas mentes naquele momento. Milhares de pessoas por várias partes do globo ficaram emudecidas, enquanto os emocionados astronautas repetiam: “No princípio criou Deus o céu e a terra”. De fato, Deus estava lá, mas Gagarin estava cego e, portanto, não o pode enxergar (1). Mesmo que muitos tentam negar, como cristãos temos uma certeza eterna: Deus existe é está presente na vida de seus filhos.

O Deus presente – “A minha presença irá contigo”, é a promessa de Deus a seus filhos. Antes do nascimento, Jesus se chamava Emanuel, o “Deus conosco”. Quando caminhava em direção a Jerusalém para ser crucificado, prometeu aos seus seguidores que nunca os deixaria órfãos, mas que enviaria o Consolador, que “estará para sempre convosco” (Jo. 14:16). Ao se despedir de seus discípulos na ascensão Jesus lhes afirmou: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” Mt 28.20. O livro de Hebreus 13:5, recorda uma linda promessa de Deus, já feita no A.T. e aqui recordada: “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”. Todos textos que revelam para nós a ação do Deus Presente.

            Muitas pessoas por medo, incredulidade e por causa de seus pecados preferem afirmar que Deus não existe, ou se existe não liga para o ser humano. Entretanto não apenas a Bíblia revela essa presença continua de Deus. A própria criação revela não apenas que Deus existe, mas que está presente, mantendo e conservando a vida na terra, inclusive a tua e a minha. Temos a graça de sentir a presença e a atuação de Deus em nossa vida diariamente. Ele se revela a nós no cuidado, amor, e bênçãos que sentimos todos os dias. Se estamos vivos e por causa da maravilhosa presença de Deus, que nos dá o ar que respiramos, a força para viver e trabalhar, e pricipalmente sua misericórdia que se renova a cada manhã. Por isso se você acordou para um novo dia, e esse dia existe, o sol brilhou, ou a chuva caiu, não é por acaso não, mas porque o Deus presente preparou mais um dia para você. Aproveite, sinta a sua presença, deixe ele cuidar de sua vida.

Na presença de Deus – Você tem se colocado na presença de Deus? Há muitos que reclama que não sentem a presença de Deus, mas também nunca buscam ou se colocam na presença dele. Temos recebido de Deus a graça de buscar a sua presença, de nos colocar diante dele em comunhão. Ouvir sua voz através de sua Palavra e da ação do Espirito Santo em nossa vida. Fazer nossa voz ser ouvida por ele através da oração, e assim desfrutarmos de momentos intimos, iniguláveis, deliciosos em sua presença.

    Os grandes heróis da biblia, os discípulos, tantos homens e mulheres de fé, que a história cristã nos revela, não eram pessoas com capacidades maiores do que nós. Porém uma coisa se destacava na vida deles: eram pessoas que buscavam, ansiavam por estar na presença de Deus. Davi afirma no Salmo 42: “Como suspira a corsa pelas correntes das águas, assim por ti, ó Deus, suspira a minha alma”. Depois no Salmo 63: “Ó Deus, tu és o meu Deus forte, eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, numa terra árida, exausta, sem água”. Ele estava no deserto, mas sabia que sua maior necessidade, seu maior desejo não era água, mas estar na presença do Senhor que é a fonte de águas vivas.

Moisés e o povo de Israel preregrinaram durante 40 anos no deserto, não houve um dia sequer que este homem não sentiu a presença de Deus. Ele chegou a afirmar: Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar” (Êxodo 33:15). Ele somente iria de um lugar para o outro se tivesse convicção de que a presença de Deus era com ele. E como podia ter essa convicção? É porque ele também vivia e buscava diariamente estar na presença de Deus, e por isso Deus lhe garantiu: “A minha presença irá contigo e eu te darei descanso” Êx 33.14.

Querido leitor: você reconhece que Deus está presente em sua vida? Sente ele agindo em seu favor a cada novo dia e a  cada instante de sua vida? Saiba que ele é o Deus presente. Agora, você tem buscado estar na presença do Senhor? Tem desfrutado desses momentos de descanso, refrigério  e comunhão com o teu Senhor e Salvador? Que a cada dia possamos afirmar como Moisés: “Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar” (Êxodo 33:15).

(1)   http://www.mjfsantos.spaces.live.com/…/cns!D10015E778B4156F!1371.entry

Pr. Paulo Aguilar