O Deus da Paz

Autor: Pr. Paulo Aguilar

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” Jo 14.27.

A paz sempre foi um dos principais alvos da humanidade. Dificilmente chega-se ao final de um ano sem que o maior desejo expresso das pessoas de uma para com as outras, não seja o desejo de paz no ano seguinte. Entretanto essa paz, nem sempre se torna real na vida de milhares de pessoas. Quando olhamos para a Bíblia descobrimos que a paz não é algo que o mundo ou as pessoas vão conseguir proporcionar, mas a paz verdadeira é um dom de Deus. Na Bíblia o Senhor é apresentado como o Deus da Paz (Jz 6.24). Jesus quando anunciado pelo profeta, recebe entre vários títulos o de Príncipe da Paz (Is 9.6). Por isso somente Deus pode nos dar a paz verdadeira.

Deixo-vos a paz a minha paz vos dou – A verdadeira paz vem de Deus; Ele é a fonte, o autor e o que da a paz. Quando Jesus nasceu, os anjos cantaram: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens…” Lc 2.14. Como que anunciando que através de Jesus a Paz de Deus chega a terra, é estendida aos seres humanos. A vinda de Jesus tinha em tese esse objetivo: Glorificar a Deus nas alturas e trazer a paz verdadeira as pessoas. Jesus quando estava para retornar ao céu, afirma aos seus seguidores que deixaria para eles essa paz. Que a vida deles seria tomada pela paz que vem de Deus.

Enquanto Jesus conviveu com seus discípulos estes perceberam que seu mestre  agiu sempre em paz, nos relacionamentos. Mesmo quando era provocado, acusado e até no momento de sua prisão e crucificação ele demonstrou ser tomado por uma paz infinita. Nada, nem ninguém conseguiram tirar essa paz de seu coração. Com certeza é essa paz que Jesus deseja que seus seguidores coloquem em pratica em seus relacionamentos.

Não vo-la dou como a dá o mundo – A paz de Jesus é diferente do mundo. O mundo força a paz, através de guerras, de armamentos, de força militar… Milhões são gastos a cada ano para manter uma paz forçada. Enquanto milhares de pessoas morrem a cada dia sem paz verdadeira. Acha que alguém que morre de fome, por exemplo, consegue morrer em paz? Por isso que a paz do mundo não é verdadeira, porque o ser humano prefere comprar uma arma para manter a paz, mas não distribuir um pedaço de pão com o seu próximo faminto.

Paz no dicionário significa: “Ausência de lutas, violências, ausência de conflitos; bom entendimento, tranqüilidade de alma; sossego. Situação de um país que não está em guerra com outro…” No mundo paz expressa unicamente à vontade de quem não quer ser incomodado, e por isso muitos acham que para viver em paz não precisam se preocupar com o sofrimento do próximo.

Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize – Mas será que o mundo consegue transmitir paz? Na agitação da vida moderna, vemos cada vez mais pessoas dominadas pelo medo, insegurança, solidão. A maioria tem problemas de relacionamento, porque não tem paz nem consigo mesmas. Vivem desiludidas, ansiosas, amarguradas, cheias de ódio e sentimento de rejeição e acabam adoecendo. O que falta? Paz interior! Mesmo sabendo disso as pessoas, na busca da paz interior, a procuram nos bens, nas coisas, no dinheiro, nas religiões, nos remédios… esquecem que Jesus disse: eu vos dou a paz.

Ai está à grande diferença que a paz de Jesus faz em uma vida. A paz de Jesus faz com que não vivamos perturbados, dominados pelo medo do futuro, das pessoas ou até da morte. Diante das dificuldades e problemas a sua paz guarda os nossos corações. A paz que Jesus nos oferece, é algo que recebemos quando o aceitamos como o nosso Salvador, por isso é uma paz que o mundo não pode conhecer. É uma paz interior, que traz calma e sossego a nossa alma, traz descanso ao nosso coração aflito.

Como está a sua vida, dominada pela ansiedade e insegurança que o mundo traz, ou você já tem a paz de Jesus? O desejo dele é lhe dar a paz, não como o mundo, mas uma paz verdadeira, interior, que lhe traz segurança e bem estar, mesmo em meio às crises do mundo. Coloque sua vida diante do Senhor e clame a Jesus por paz e verá que: “A paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” Fp 4:7.