O amor que motiva

Autor: Pastor Paulo Aguilar

O AMOR QUE MOTIVA!

“Nós amamos porque ele nos amou primeiro” 1 Jo. 4.19.

 Quando escrevo esse artigo um noticiário chama atenção na TV: no estado de Espírito Santo uma mulher rouba um bebê recém nascido dentro do hospital. Vestida com roupas de enfermeira tiro-o dos braços da própria mãe dizendo que vai levá-lo para o banho. Felizmente a criança foi encontrada e devolvida aos pais. A mulher que havia roubado afirmou que teve um aborto há quatro meses, e com medo de que o marido que é caminhoneiro a deixasse, fingiu continuar grávida e ai roubou o pequeno para dizer ao marido que teve seu filho. Diante de histórias como essa, podemos nos perguntar: o que motiva uma pessoa a agir assim? Seria o amor ao marido? O medo de perdê-lo? Por outro lado, podemos questionar: mas e o amor ao próximo (nos caso os pais da criança)? E onde fica a sinceridade, a verdade… ? Quanto mais vemos histórias assim, mais constatamos a necessidade de que às pessoas compreendam que a maior motivação deve ser o amor. Amor a Deus, ao próximo.

O QUE MOTIVA AS PESSOAS – Nos dias atuais muitas pessoas tem sido motivadas pela ganância e cobiça. Sempre antes de fazer algo se pergunta: o que vou ganhar com isso? Ou seja, o desejo de ter, ganhar, riquezas e dinheiro têm levado muitas pessoas a fazer qualquer coisa, sem perguntar se é certo ou errado. Alguém poderia dizer que é certo esperarmos isso de pessoas que não são cristãos, mas percebe-se cada dia que passa que isto tem atingidos aos que se dizem cristãos também. Vejamos um exemplo: um artigo na internet relata que em setembro desse ano a policia do Paraguai desmantelou uma quadrilha de trafico de bebês no Paraguai: “prenderam 11 pessoas acusadas de fazer parte de uma quadrilha que “exportava” bebês paraguaios para a Europa, muitas vezes, com o consentimento dos pais biológicos… outros três bebês foram resgatados em poder do grupo comandado pelo padre Edgar Antonio Bobadilla e sua “irmã espiritual” Edemaida Ledesma Ayala. Dois italianos, que pretendiam adotar um casal de recém-nascidos, foram igualmente presos pela polícia… A partir daí, e sempre com a cumplicidade de funcionários públicos, o religioso obtinha novas certidões, preenchidas com o nome dos pais “adotivos”, em substituição aos pais biológicos. O preço de cada bebê, enviados, em sua maioria, para a Europa, variava entre US$ 15 mil e US$ 30 mil.” (http://sopabrasiguaia.blogspot.com/2007/09/polcia-paraguaia-recupera-beb-roubado.html – Acessado em 24/10/07). Acredito que nem se faz necessário perguntar o que motivou essas pessoas a agirem assim?

Infelizmente muitos motivados pela ganância, ou amor ao dinheiro, que segundo a Bíblia é a raiz de todos os males (1 Tm. 6.10), não olham para as conseqüências que terão pela frente, muito menos para a dor e o sofrimento que causam ao seu próximo. Seu desejo é ganhar, nem que para isso outros precisam sofrer. O dinheiro tem motivado muitas pessoas a fazer qualquer coisa, desde roubar, matar, mentir até mesmo trair parentes, amigos e pessoas que depositam confiança.

O AMOR QUE MOTIVA – Deus em sua grandeza e sabedoria, não apenas falou, mas mostrou, dando o exemplo de que demonstrações de amor é que deveria ser a motivação para tudo que fizemos, falamos ou pensamos. Afinal foi o amor de Deus por você e por mim, que o motivou a enviar seu filho, foi o amor de Jesus por nós que o fez enfrentar a morte de Cruz. O Pai amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho. O filho amou as pessoas de tal maneira que se entregou por elas (Jo. 3.16), e nós, até que ponto somos motivados pelo amor em relação ao nosso próximo?

            Na bíblia Palavra de Deus, encontramos várias e várias vezes Jesus destacando a importância do amor na vida de seus seguidores. Chegou afirmar que seus discípulos seriam conhecidos pelo amor uns aos outros (Jo. 13.35). Ele mesmo ordenou que devemos amar a Deus acima de todas as coisas, e ao nosso próximo como amamos a nós mesmos (Mt. 22.37-39), mas além disso foi mais longe quando afirmou: Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus” Mt. 5.43-45. Sim Jesus tinha convicção de que os filhos do Pai celeste seriam motivados dia a dia pelo mesmo amor que receberam de Deus. O Apóstolo Paulo chegou a afirmar que podemos fazer ou conseguir tudo aqui neste mundo, mas se for sem amor será só para fazer barulho e não terá valor algum (1 Co. 13). Então queremos mais motivos para sempre agir com e por amor?

Eu diria que o amor começa dentro do lar. Entendo que segundo a bíblia o pai é o exemplo do amor, quando Deus ordena: Vós, maridos, amai a vossa mulher, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” Ef. 5.25. Mostrando que o pai é o responsável pelo amor. Assim como Deus marcou o mundo com o amor, o pai marca o lar demonstrando amor à esposa, o qual serve de exemplo para que os filhos, vendo o amor dos pais e sendo amados por eles, também aprender a amar em palavras e ações. Eu diria que é o amor que marca a vida de nossa família especialmente nossos filhos. Lembrando que pessoas sem amor dentro do lar vão buscar fora.

Somente quando sentimos a grandeza do amor de Deus por nós, é que conseguiremos viver e ser motivados pelo amor. Quando isso acontecer seremos capazes de demonstrar amor em todas as direções: Amor a Deus acima de tudo…, Ao próximo como a nós mesmos… Amor a família  Ef. 5.25; e amor até para com nossos inimigos… Sem que o amor de Deus tome conta do nosso coração não conseguiremos amar assim, e nem dizer: Senhor conte comigo, porque o amor me motiva.

Será que temos esse amor em nosso coração, lar e igreja? Será que tudo aquilo que fizemos tem como motivação o amor? Quando canto, oro, ou leio a bíblia faço com amor? Será que quando vou, ou ajudo na igreja é com amor?  Será que o viver de minha família é marcado por palavras e ações de amor? Quando falo, penso ou ajo em relação ao meu próximo o faço com amor? Quero finalizar com um versículo muito lindo que João nos deixou, mas que por vezes anda bastante esquecido: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos”. 1 Jo. 3.16. Somente quando entendemos João 3.16,  é que vamos conseguir viver 1 João 3.16 e quando colocamos esse em pratica é que entendemos o outro. Sim Deus é claro em afirmar que assim se conhece o amor, o amor se dá pelo outro, como Jesus se deu por nós. Somente dessa forma é que podemos dizer: Senhor, conte comigo, porque o amor me motiva.