Meu Deus, meu Senhor!

Autor: Pr. Paulo Aguilar

Durante os três primeiros meses do ano falamos, dentro do Lema da Igreja: “Maior é o que está conosco”, sobre quem é esse Deus Maior. Nos próximos três meses queremos falar sobre os critérios para ter esse Deus maior. Talvez um dos textos que nos dão uma resposta do que preciso fazer para ter esse Deus Maior está em Romanos 10.9-10 –  “Se com a tua boca confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Por que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa a respeito d a salvação”.

Deus como Senhor
– A bíblia nos apresenta Deus como Senhor. Algumas traduções da Bíblia, por exemplo, trazem a palavra Senhor se referindo a Deus, escrita em letras maiúsculas: SENHOR. Para o povo de Israel a palavra hebraica Adonai significa  “Senhor”, Ou “Soberano Senhor” já que Adonai é um termo mais forte que Adon, que é a palavra simples para “senhor”. Este povo aprendeu a reconhecer Deus como Senhor não só pelo fato de que Ele era o Deus do povo, mas também, aquele que se fazia presente, amava, cuidava e dirigia a vida de todos.

Quando mais tarde, Jesus é pregado diante de toda a casa de Israel, Pedro o apresenta dizendo que “Este Jesus a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo” At. 2.36. e quando Paulo apresenta Jesus ao Romanos ensina que a única forma de ter esse Cristo, é crer nele de todo o coração, para ser justificado diante do Senhor Deus é confessá-lo também como Senhor de tudo o que somos e temos.

Jesus como Senhor de minha vida!?? – Vivemos em uma época onde as pessoas desejam ser as melhores em tudo, e se possível, não querem ter ninguém acima delas. Podíamos dizer que é a era da insubmissão. Já começa com os filhos que não querem se submeter aos pais,  nem o empregado ao patrão; não se respeita mais as pessoas mais velhas, nem as autoridades.
A maioria quer fazer a vontade própria, o que eu acho que está certo, sem se submeter a autoridade alguma (ver Rm. 13).Pode ter mudado isso diante dos homens, mas perante Deus e sua palavra, nem um “i” ou “til” muda (Mt. 5.18). A palavra ainda apresenta a Deus como Senhor, e Jesus precisa ser o Senhor da nossa vida. Se Jesus não é o Senhor da minha vida, a minha fé, e meu cristianismo precisa ser revisto.

Quando Jesus é o Senhor – “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?”(Lucas 6.46). Ter Jesus como Senhor, significa que Ele é o dono, ou patrão, de tudo que tenho e sou. Significa que é ele quem governa minha vida. Que coloco diante dele tudo o que se passa em meu viver e eu aprendo a orar: “faça-se a tua vontade e não a minha”. Significa que eu me submeto a sua vontade, seus ensinos, e até as autoridades que ele constitui sobre mim. Significa que eu obedeço a sua palavra e vivo debaixo da sua graça, amor e misericórdia. Significa que ele é o Senhor e eu o servo, ele manda e eu obedeço, não por obrigação, mas por amor, respeito e gratidão por tudo o que Ele é, fez e faz por mim, assim como num relacionamento entre pai e filho que se amam.

Ter Jesus como Senhor, e ser obediente a ele e sua palavra, é a melhor forma de mostrar (confessar) que Ele é o Senhor de minha vida. Paulo diz que com a boca confessamos  Jesus como Senhor, mas lembramos que Jesus afirmou que aquilo que o nosso coração estiver cheio, é que a boca vai transbordar.

Um ditado diz que o que fizemos fala mais alto do que o que falamos. Por isso ter Jesus como Senhor se revela na vida prática do dia a dia: como me relaciono, como vivo, o que faço, aonde vou… Ou seja, é colocar a palavra de Deus em prática, e toda ela, não só os textos que me agradam ou estão a meu favor.  Por isso decida viver uma vida que confessa Jesus como Senhor. Amém.

Paulo Aguilar – Pérola D’Oeste – PR