Maior é o que está conosco

Autor: Pr. Paulo Aguilar

Uma das mais belas mensagens que ecoam por toda a Bíblia será o lema da IECB em 2009: MAIOR É O QUE ESTÁ CONOSCO (2 Crônicas 32:7-8). Por toda a bíblia, diante de problemas, de catástrofes, de lutas de dores e até diante da morte, o povo de Deus tem essa certeza: Maior é o Deus que está ao nosso lado. Ele é maior do que tudo e todos que intentam fazer algo contra o seu povo.  Durante o ano inteiro vamos falar e ouvir essa mensagem em nossos templos, destacando a grandeza, o poder, a majestade desse Deus, e a maravilha de sermos chamados de seus filhos. Através dos diversos nomes que Deus usa para se revelar ao seu povo, diante de cada situação que enfrentavam, e que serão os temas mensais para mensagens e estudos em nossas igrejas, iremos também fazer ecoar para o mundo todo, que Maior é o Deus que está conosco, que está com cada cristão, que nele crê e o serve de todo o coração.

Quem é este Deus? Essa foi à pergunta feita por Moisés, quando o Senhor Deus o chamou para ser o libertador de Israel da escravidão do Egito. Moisés relutava em ir, e diante de várias desculpas Deus continuava insistindo que ele deveria ir, até lhe deu poderes. Enfim Moisés faz a pergunta: “Eis que, quando vier aos filhos de Israel e disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?”  A duvida de Moisés fazia sentido porque ele havia sido criado no Egito, onde seu povo era escravo por mais de 400 anos. lá havia vários deuses e cada um tinha o seu nome, entretanto nenhum desses deuses tinha poder para aparecer em meio ao fogo, e falar com os homens, como esse Deus estava fazendo. Moisés queria um nome para apresentar esse Deus ao seu povo, para que se lembrasse que esse era o Deus que seus antepassados serviram e adoraram. Deus responde com: “EU SOU O QUE SOU, disse mais; Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros” Ex 3.14.

O Deus Javé (Yahweh) – Esse EU SOU, em hebraico é: Yahweh (Javé) ou Jehowah. Em outras palavras Deus estava dizendo: Eu sou aquele que é ou ainda, Eu serei contigo. Javé é derivado de um verbo hebraico que em português significa: ser/estar. A raiz desse verbo em hebraico é “hai”, que em português significa vida. Deus estava se apresentando como o Auto-Existente, como aquele que é e está em todo o lugar, o único Deus que tem vida e existência eterna. Este é o nome por excelência de Deus, o nome que traduz toda a essência, a pessoa de Deus. Quando ele Afirma: EU SOU O QUE SOU; ao mesmo tempo está dizendo: Eu sou o Eterno Deus e eu estou contigo. Ele diz: “Esse é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração” Ex 3.15 b.

Maior é o que está conosco – Vejamos que linda é a essência que está por trás desse nome. Moisés estava preocupado: “quem sou eu, não sou nada, um fugitivo do Egito, não sei falar direito, não sei o que fazer para tirar o povo de lá”, tudo isso eram desculpas dadas perante Deus.  Mas ai o Senhor o surpreende e através de seu nome diz: “Você pode não ser nada, pode não saber falar direito, não se preocupe com quem você é, basta saber quem EU SOU. Eu estou lhe enviando, você não vai em seu nome mas vai no poder de meu nome. EU SOU tudo o que você precisa para cumprir a missão que lhe dou. Não é você que vai libertar, mas EU estarei com você para que a obra seja realizada. Não se preocupe, maior do que o faraó, maior do que todo o  Egito, maior do que o mundo inteiro, é o que está contigo, você só precisa ir e ser minha voz lá, mas EU farei as maravilhas, os sinais, eu salvarei e conduzirei esse povo. Você será o instrumento em minhas mãos, para que meu nome seja conhecido em toda a terra”.

Por vezes eu penso: nem sei direito quem eu sou. Mas isso não importa, entretanto como é maravilhoso saber quem é o Deus que sirvo. Como é lindo saber, que diante de todas as adversidades da vida: Maior é o que está conosco. Ele diz: “faça a obra, aceite a missão que lhe dou não se preocupe quem você é ou se tem capacidade, reconheça quem EU SOU, e saiba que EU SOU contigo”. Amém.

Paulo Aguilar
Perola D’Oeste – PR