JOELHOS QUE SE DOBRAM

Autor: Pr. Paulo Aguilar

“Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera. Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi. E eles adoraram ali o Senhor”. I Samuel 1.27-28

O que será que uma mãe é capaz de fazer pelo seu filho? Ela ri e chora com ele, alegra-se, e por vezes sofre, canta para ele dormir, e dá-lhe carinho para que cresça feliz e saudável. Quando ele está doente, certamente daria tudo para estar em seu lugar e sentir as dores que ele sente, somente para não ver o pequeno sofrer. Quando ele sai de casa, por vezes não consegue dormir, antes que ele venha. Enfim, não haveria coisa demasiadamente grande que uma mãe não faria para ver o seu filho (a) bem, feliz, com sucesso e realizado. Entretanto, quero lhe fazer algumas perguntas: você ora pelos seus filhos? Quando que costuma orar por eles? Por que você ora por eles? Essa meditação tem como objetivo, através do exemplo de Ana, levar a você que é mãe, e inclusive os pais, a perceber a importância de constantemente dobrar seus joelhos em oração a favor de seus filhos, e ao mesmo tempo descobrir a diferença que haverá na vida deles, quando os pais decidem dobrar seus joelhos num clamor de vida e bênçãos pelos filhos.

QUANDO OS JOELHOS SE DOBRAM – Certamente a maioria das pessoas costuma se apegar a Deus através da oração, diante das adversidades da vida. No caso de Ana, não foi diferente, conhecemos tão bem sua história e sabemos que seu maior sofrimento era não poder ser mãe. Por anos carregou sozinha essa dor tão terrível em seu peito, até que decidiu compartilhar e colocar tudo nas mãos de seu Deus através da oração. E que resposta maravilhosa, que milagre aconteceu em sua vida, e com toda a certeza pensou: por que eu não fiz isso antes?

Para termos uma idéia do que Ana passava, olhamos uma vez para o estado em que ela se encontrava, e que o texto de I Samuel 1.10-16 nos relata. Ela enfrentava: “amargura de alma” (grande tristeza, sabor amargo em seu peito. v. 10); “aflição” (agonia, tormento, dor, v. 11); “atribulada de espírito” (inquieta, atormentada, perturbada – v. 15); “ansiedade” (angústia, incerteza, desejo ardente – v. 16). E podemos imaginar o que significa tudo isso na vida de uma pessoa só: um sofrimento sem fim. E tudo isso por causa de um filho, ou pelo fato de não ter um. Agora quantas mulheres, que levam uma vida assim, algumas por não ter filhos, e muitas outras exatamente por ter. Mães que enfrentam um sofrimento sem fim devido a vida dos filhos, e não sabem o que fazer, e já não suportam mais tão grande dor.

Ana viveu assim por um bom tempo, até ter coragem e tomar a decisão de dobrar seus joelhos por um filho. E veja só como ela clamou ao Pai do céu: “chorou abundantemente”(10), pediu: “Deus olhe para mim… não te esqueças de mim…” (11); “demorou-se no orar” (12) insistindo diante do Senhor (Mt. 7.7-8); orava de “todo o coração”, todo o seu ser voltado para o Senhor (13); chegou ao ponto de estar: “derramando a alma perante o Senhor” (15), isso mesmo, despejou tudo o que sentiu diante dele. E o Senhor Fiel, jamais deixaria de atender um coração assim, tão dolorido e quebrantado que se apresentava a Ele, clamando por ajuda. E a prova foi que logo ela se sentiu fortalecida, e o pedido pelo filho foi atendido

E você mãe, já chorou diante do Senhor em oração pelo seu filho? Já clamou para o Senhor olhar para ti e por eles? Insistiu: pediu, buscou, bateu a porta do seu Senhor? Já orou com todo o coração voltado para o Senhor? Derramou sua alma, despejou sua aflição, angústia, ansiedade, tormento, dor… diante dele? Experimente, para sentir o gozo de ver a resposta dada pelo Fiel Senhor, de sentir o milagre que ele quer fazer por você e pelos seus filhos. “Oh! provai e vede que o Senhor é bom, bem aventurado o que nele se refugia” Salmo 34.8.

POR QUE OS JOELHOS SE DOBRAM? – Para pedir pelo filho, foi que Ana orou: “… e lhe deres um filho varão…” (11 b); “Por este menino orava eu…” (1.27). Sim, a mãe Ana orou única e exclusivamente naquele dia pelo seu filho. Uma mãe cristã, sempre pede pelo seu filho, clama por bênçãos abundantes. E são tantos os motivos: saúde, estudos, futuro: infância, adolescência, juventude, vida adulta (durante toda a vida); orar para que sejam obedientes e respeitosos; por suas amizades, namoro, casamento, família; para não serem viciados, bêbados, ladrões, assassinos, etc. enfim, motivos não faltam, e toda a mãe cristã deve e precisa dobrar seus joelhos em oração pelos filhos. Ana o fez antes mesmo dele existir e nascer. Você o faz?

Dobrar os joelhos para consagrar os filhos ao Senhor, como Ana o fez: “… ao Senhor o darei por todos os dias de sua vida…” (1.11); “… o trago como devolvido ao Senhor, por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi.” (1.28). Ana sabia que seu filho, antes de tudo, era filho do Senhor Deus, era como um presente que recebera, “Herança do Senhor são os filhos” Salmo 127.3. Por isso seu bom exemplo de mãe, foi consagra-lo ao Senhor por todos os dias da vida dele. E você mãe, já consagrou todos os dias da vida de seus filhos ao Senhor? Isso se faz, orando cada dia por eles. Isto é de suma importância, e deve ser feito, antes que alguém, ou eles mesmos acabem se consagrando ao pecado, aos vícios, ao mal, ou ao próprio Satanás.

Somente quando os pais consagram a vida de seus filhos a Deus é que Ele terá acesso para trabalhar neles, desde a mais tenra infância. Assim poderá cuidar do futuro deles fazendo-os, pessoas de sucesso, de bem, consagradas ao Senhor. E isso não significa apenas batiza-los, mas sim dobrar os joelhos constantemente em oração por eles, afim de que no futuro eles mesmos possam consagrar sua vida ao Senhor e Salvador Jesus. Isto é muito importante, porque Deus não força ninguém a aceita-lo, ao passo que Satanás chega arrombando as portas entrando e destruindo a vida de muitos ainda na adolescência.

A bíblia nos mostra que Ana consagrou seu filho ao Senhor, e pode voltar tranqüila para casa, pois sabia que seu filho mesmo distante dela estava nas mãos do Senhor. Certamente não foi fácil separar-se dele, mas sabia que o Senhor o cuidaria melhor do que ela própria poderia fazer. Será que você como mãe tem consagrado seu filho ao Senhor? Sim? Então pode ficar tranqüila, pois Ele estará cuidando-o de forma poderosa e maravilhosa, não há necessidade de temer quando ele está distante, pois está nas mãos do Senhor Todo-Poderoso.

Olhando uma vez para a vida daquela indefesa criança, pela qual Ana orou antes mesmo que ele fosse formado, antes dele nascer, e depois o consagrou ao Senhor, vemos que ele tornou-se um dos maiores profetas e sacerdotes que Israel conheceu. Todo o povo o amava, respeitava e o ouvia, porque encontravam nele as palavras do próprio Deus. E tudo começou porque uma mãe ousou dobrar seus joelhos e clamar ao Senhor Deus por um filho. E você estimada mãe, tem dobrado seus joelhos em favor de seus filhos? Experimente faze-lo, coloque-os nas mãos do Senhor cada dia em oração, e verás as coisas maravilhosas que Deus fará na vida de seus filhos. Lembre-se, eles são heranças do Senhor, por isso cuide bem deles, mas não tente sozinha, conte sempre com o teu Deus, porque ele quer cuidar de vós. Comece hoje mesmo a dobrar seus joelhos em oração pelos seus filhos, antes mesmo deles serem formados ou mesmo antes de nascer, consagrando-os ao Senhor por todos os dias da vida deles . Amém.