Jesus Cristo:Tudo em todos – Como o pão.

Autor: Pr. Ivo Lidio Köhn

 

Jesus Cristo: Tudo em todos – Como o pão

 

Um dos alimentos básicos na mesa de qualquer pessoa é o pão. Por essa razão quando alguém é indagado sobre o seu trabalho, costuma responder que está ganhando o seu pão. Produto da farinha de trigo, centeio ou milho, o pão é um alimento que nutre e dá consistência ao organismo. Pão é sinônimo de vida. Ele pode representar também todas as nossas necessidades diárias conforme a quarta prece da oração dominical: “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje” (Mateus 6.11).

O povo de Israel durante a peregrinação pelo deserto rumo à terra prometida, devido à impossibilidade de plantio e colheita de cereais, recebeu pão do céu, o maná. Diariamente, pela manhã, cada israelita podia recolher esse pão, semelhante a bolachas de mel; na sexta-feira podia recolher para dois dias.

Conforme Deuteronômio 8.3 e Mateus 4.6: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus”. Isso revela que o lado espiritual do homem tem outro pão para sobreviver. Este pão não é produto da farinha, mas está diretamente ligado à palavra e vontade do seu criador. Por essa razão, quando em João 6.27,33 e 35, após a multiplicação dos pães o povo lhe procura no dia seguinte, Jesus lhe declara: “Em verdade, em verdade, vós digo: Vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará. Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo. Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede”.

Jesus Cristo, ao declarar-se o pão da vida, quer expressar que a real e verdadeira satisfação, realização e felicidade do homem estão somente nele. O espiritual é colocado acima do material; o invisível sobre o visível. A fé em Jesus nos traz vida e vida eterna: “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna(João 3.36ª). “Quem crê em mim, ainda que morra,viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente” (João 11.25-26)

Em Mateus 26.26 lemos: “Enquanto comiam, tomou Jesus um pão e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo”. Sempre que celebramos a Ceia do Senhor, ao recebermos o pão somos lembrados que Jesus é o príncipe da vida e que apenas Ele pode realmente satisfazer com sua obra salvífica e expiatória na cruz do Calvário as necessidades da nossa alma, de nossa vida espiritual. Como já citado nos versículos anteriores do Evangelho de João, o meio pelo qual se realiza essa alimentação espiritual é a fé.  Por isso a Bíblia também nos diz em Hebreus 10.38: “Todavia, o meu justo viverá pela fé” e em Hebreus 11.6ª: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus”.  Essa fé deve ser na palavra de Deus, nas promessas das Sagradas Escrituras, conforme João 5.39: “ Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

Há muita fome de pão físico no mundo de hoje. A mídia alerta no último tempo para o aumento dos alimentos. Muitos morrem porque lhes falta o pão, o alimento necessário para sua sobrevivência. Isso é muito triste e se deve à ganância e cobiça do ser humano. Mas, mais triste ainda é ver milhões perecendo e morrendo sem o pão da vida, sem Jesus Cristo como Salvador e Senhor de suas vidas, indo para a morte eterna. Sobre essas mortes nos tornamos responsáveis, pois podemos evitá-las mediante nosso testemunho de Cristo; nossas orações intercessoras pelos que obedecem ao chamado de Cristo e levam o pão da vida a essas multidões famintas; nosso apoio financeiro às entidades missionárias que enviam missionários a essas nações.

Você agradece a Deus diariamente pelo pão, alimento, que está sobre sua mesa? Ou você senta à mesa reclamando e resmungando por não ter isso ou aquilo, ou porque a comida não está tão boa como esperava?  Louve a Deus pelo pão que tens em fartura. Mas, também não esqueça de louvar e agradecer a Deus por ter nos dado o pão da vida. Seja sua vida toda uma expressão de gratidão pelo pão do céu, Cristo Jesus!

 

Pastor Ivo Lídio Köhn