Jesus Cristo, tudo em todos – Como o caminho

Autor: Pastor Ivo Lidio Köhn

 

Jesus Cristo, tudo em todos – Como o caminho

 

Um conhecido hino começa assim em sua segunda estrofe: No mundo aqui há muitos caminhos, porém só um que conduz ao céu. Este caminho vai à cruz do Calvário; se passarás bendito estarás”. Jesus declarou em João 14.6:“Eu sou O caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

            Em relação ao início do hino mencionado, Jesus mesmo disse que nos últimos dias viriam muitos afirmando serem o Messias, os donos da verdade. Não é exatamente o que vemos em nossos dias, muitos caminhossendo oferecidos aos homens com promessas de felicidade, saúde e bem aventurança? Nem sempre a voz do povo é a voz de Deus e a maioria tem a razão.

O Mestre foi muito enfático e claro ao afirmar: Eu sou O caminho...”. Não há outro caminho, outro meio que conduz ao Pai além dele. Os apóstolos também pregaram e ensinaram isso: “E não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4.12)

Caminho para onde? Do caminho largo para o estreito; o caminho da libertação da escravidão do pecado e de Satanás; o caminho para a felicidade; o caminho para uma vida exitosa e vitoriosa; o caminho para a verdadeira pátria.

Como encontramos esse caminho? Através da Sua palavra, pois nela Ele nos diz: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”. (João 5.39) E no Salmo 119.105temos as célebres palavras do salmista: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos”. Em contato e pela fé nessa palavra de Deus nossos olhos se abrirão pela ação do espírito Santo e nossos olhos avistarão o caminho a ser seguido e nosso coração nos impulsionará nessa direção.

Como é esse caminho?  Nem sempre ele é de asfalto, ou seja, plano e fácil de trilhar. Como o discípulo não é mais que o Mestre (Mateus 10.24) ele terá que carregar também a sua cruz e seguí-lo, pois o caminho de Jesus é o caminho da cruz. Isso significa que há um preço a pagar, que é suportar zombaria, desprezo e perseguição daqueles que não suportam a luz de Cristo. Ás vezes pode conduzir por despenhadeiros, penhascos, pedras pontiagudas, espinhos; porém, as ovelhas podem ficar tranqüilas e seguras, pois o Pastor cuida de cada uma delas e provê suas necessidades.

Temos que andá-lo sozinhos? Jesus disse em sua despedida que estaria conosco todos os dias e no Salmo 23.4 o salmista declara: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum, porque tu estás comigo”. Se pedirmos como os discípulos de Emaús: “Senhor, fica conosco, porque já se faz tarde”, certamente Ele nos acompanhará na caminhada da vida.

Há falsos caminhos?  Sim, e muitos. Todos que excluem a Cristo e sua obra salvífica são falsos. Há exploradores em todos os meios e atividades da sociedade. Entre eles existem também os que estão vendendo ingressos falsos para a entrada no reino dos céus: são os mercadores da fé. Eles investem nos veículos da crendice popular, do cerimonial religioso e até do sobrenatural, para levarem as pessoas a um encontro dom Deus. Criam suas teologias, cujo fundamento é o atendimento da preferência popular. Para manterem sua freguesia, oferecem bilhetes premiados para a entrada no céu com os timbres da superstição, da idolatria, da ambição, da liberdade sexual, da prosperidade material, de uma vida sem sofrimentos, da cura rápida e do milagre imediato. O Senhor Jesus, porém, era bem diferente dos atuais produtores de ilusões e remédios falsos. Sua palavra era sempre pura, franca e sem nenhuma mistura. Vejam em Mateus 7.15, 16 e 21-23. A entrada no reino dos céus não é produto da vontade humana, mas uma exclusividade do Senhor Jesus. Não podemos nos iludir com soluções que apresentam uma vida sem problemas ou restrições, mas não contam com a marca do sangue redentor de Cristo, que é O CAMINHO.

Apenas e somente em Cristo encontramos o caminho de saída e solução para os problemas da vida e o rumo para uma vida exitosa e feliz e uma eternidade com Deus.