Jesus Cristo: Tudo em todos – Como o Alfa e ÔMega

Autor: Pastor Ivo Lidio Köhn

 

     Jesus Cristo: Tudo em todos! – Como o Alfa e o Ômega.

A Igreja está em 2008 sob outro maravilhoso lema com uma excelente temática a ser desenvolvida. O objetivo é mostrar a riqueza espiritual que está ao dispor em JESUS CRISTO para todo o povo de Deus, para a sua Igreja.

O subtema de janeiro procede da palavra de Apocalipse 1.8: “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é que era e que há de vir, o Todo Poderoso”. Alfa e Ômega são a primeira e última letra do alfabeto grego.

Jesus, na realidade, quer salientar através dessas palavras a sua soberania. Ele não tem princípio e nem terá fim, pois sempre existiu e sempre existirá. Ele esteve presente na criação, pois em Gênesis 1.26 lemos: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem…” Em João 1.3 está escrito, referindo-se ao Verbo eterno Jesus: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” No fim dos tempos Ele, Jesus, trará de volta ao Pai todos os reinos deste mundo: “E, então virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e puder”. (1. Coríntios 15.24)

Em outras palavras Jesus está declarando-se o centro de tudo, o eixo central ao redor do qual gira tudo e sobre o qual tudo repousa. Para entender melhor usemos a ilustração de uma roda de carroça de tração animal. Os raios da roda convergem ao seu centro, o qual lhe dá a sustentação. Graças ao centro da roda fixada no eixo, a carroça anda e suporta peso. Nossa vida deve ser cristocêntrica; nossas atitudes, nossas palavras, nossos pensamentos, tudo deve convergir para Cristo ou emergir dele. Só assim seremos fortes para suportar as pressões e adversidades da vida. Justamente por isso o grande apóstolo Paulo declarou emFilipenses 4.13: “Tudo posso naquele que me fortalece”.

Cristo deve ser o primeiro e último pensamento do dia. A comunhão com Ele é imprescindível para sermos seus discípulos e vencedores, pois em João 15.5b Ele declarou: “Porque sem mim nada podeis fazer”. Desde o raiar, amanhecer da nossa vida(nascimento) até o anoitecer (falecimento) Cristo deve ser a mola mestra, o divisor de águas, o diferencial.

Em sua soberania o Senhor age conforme o beneplácito de sua vontade, sem consultar ninguém e dar satisfação a ninguém. O maravilhoso é que a sua vontade e seus caminhos sempre são os melhores para a nossa vida. Isso porque Ele conhece o futuro e nossa vida diante dele, seja passado, presente ou futuro, é como um livro aberto. Isso porque Ele tem conosco apenas pensamentos de paz conforme Jeremias 29.11: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”.

                   Se esse Cristo, que é tudo em todos, que é o Alfa e Ômega, estiver em nossa companhia diariamente durante os dias, as semanas e os meses desse novo ano, não precisamos temer os obstáculos e as adversidades da vida, pois se Ele é por nós, quem será contra nós? (Romanos 8.31)

                                                         Pastor Ivo Lídio Köhn