Jesus Cristo: Tudo em todos – Como a verdade

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Desde crianças fomos todos incentivados a dizer sempre a verdade, a sermos honestos. Diziam-nos: “A mentira tem pernas curtas!” Não adiantava tentar enganar aos pais, porque sempre descobriam a verdade e o ditado antes mencionado, se comprovava. A mentira sempre foi tratada com muito rigor por eles e deveríamos agradecer-lhes por isso.

Quando ocultamos a verdade? Quando nossa consciência nos acusa de termos praticado algo ilícito e tememos as conseqüências dessa transgressão. A Bíblia nos diz que o pai da mentira é Satanás e os adeptos da mentira são seus filhos: “Vós sois do Diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”. (João 8.44) Uma inverdade gera outra e assim a pessoa mentirosa acorrenta-se a si própria e se coloca em situações muito complicadas perante os homens e muito mais perante Deus. Você, caro (a) leitor (a), certamente não deseja ser um (a) filho (a) de Satanás, por isso mantenha-se distante das inverdades e seja inimigo da mentira, tratando-a sempre com repúdio e rigor.

Podemos enganar e ocultar aos homens a verdade por certo tempo, mas cedo ou tarde ela virá à tona para nossa humilhação e nosso descrédito. Porém, a Deus não conseguiremos mentir, pois Ele é onisciente e nossa vida é um livro aberto diante dos seus olhos. O que não for revelado nesta vida será desvendado no Dia do Juízo Final.

Como cristãos, discípulos de Cristo temos também como princípio ser verídicos, amantes da verdade, pois nosso Mestre declarou: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida…” (João 14.6) Em João 8.32 Ele declarou: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. O mundo pergunta ainda hoje com Pilatos: “Que é a verdade?” (João 18.38) Para o que não conhece a Jesus, a verdade, tudo é relativo de acordo com sua conveniência. Ele é da opinião que algo lhe é verdade quando traz vantagens, mesmo sendo mentira e que algo é mentira, quando lhe traz desvantagens, mesmo sendo verdade. Isso é abominação para nosso Senhor. Jamais podemos alegrar-nos com isso ou ser coniventes com algo assim, pois em 1. Coríntios 13.6 lemos: “não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade”.

A verdade deve ser dita com amor e serenidade e nunca com descaso ou revolta. Não existem meias verdades. Nunca se deve jogar a verdade no rosto do outro com propósitos vingativos ou acusadores. O que dizemos deve ser verdade; o que vivemos deve ser a verdade. Dizem as Escrituras que nos últimos dias os homens farão pouco caso da verdade e o amor de quase todos esfriará. Isso não deve desmotivar-nos na fidelidade à verdade. O “pequeno rebanho” do Senhor ouve a voz do seu pastor e lhe segue, porque a sua verdade é a única e verdadeira verdade. Nele podemos confiar.“Céus e terra passarão, mas a minha palavra não há de passar”. (Mateus 24.35) Isso é consolo e exortação, pois não apenas as promessas, mas também os juízos de Deus se cumprirão.

Que Ele, Jesus Cristo, A VERDADE, seja sempre nosso exemplo e nossa motivação para sermos íntegros, retos e verídicos diante de Deus e dos homens.

Pastor Ivo Lídio Köhn