Jesus Cristo: Tudo em todos – Como a luz.

Autor: Pastor Ivo Lidio Köhn

 

Jesus Cristo: Tudo em todos – Como a luz.

 

Sem luz não há vida. Por essa razão ela foi a primeira coisa criada por Deus. “Disse Deus: Haja luz, e houve luz”. (Gn 1.3)Todas as demais coisas que se seguiriam necessitavam dela para sobreviver. Existe a luz natural, essa que foi criada pelo Criador e que vem do sol, da lua e das estrelas. Existe também a luz artificial criada pelo homem através de fontes de energia descobertas por ele como bateria, energia elétrica, fogo etc.

O que o Criador encontrou nos primórdios da criação conforme Gn 1.2: “A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face da terraJesus encontrou no mundo espiritual quando veio a esta terra. Por essa razão está escrito a seu respeito em Isaías 9.2: ”O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz”. Mais tarde ele ensinou aos seus discípulos e ouvintes a Seu respeito: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”. (João 8.12) Com essa declaração quis mostrar que Ele é a fonte de toda a verdadeira luz que o ser humano necessita para ter rumo e direção em sua vida.

Se você, caro (a) leitor (a) estiver tateando sem rumo por caminhos escuros em sua vida, desiludido (a), deprimido (a), com pensamentos suicidas, nada está dando certo e você não vê e sente mais sentido na sua existência, então está lhe faltando JESUS, a luz que emana e vem Dele. Você precisa voltar-se com fé a Ele, crer no que realizou por você na cruz, confessar-lhe sua realidade, convidá-lo a entrar em sua vida e pedir de coração que sua luz brilhe intensamente em seu interior expulsando dali todas as trevas que estão enegrecendo a sua vida.

Quando isso tiver acontecido você ouvirá o Mestre lhe dizer: “Vós sois a luz do mundo. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus”. (Mt 5. 14ª e 16)Quem é iluminado pela luz não pode mais ficar oculto; ele será visto. A luz que recebe de Cristo se fará notória no seu falar e agir. Do que o coração estiver cheio a boca transbordará. “Pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos”. (Atos 4.20) Essa luz também lhe revelará diariamente na consciência os erros praticados e motivará a buscar a correção dos mesmos.

Essa luz também lhe trará um novo entendimento, uma nova mente, a mente de Cristo e lhe fará o que diz em Cl 3.2:“Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”. O espírito do discernimento se apossará de você e poderá distinguir entre o certo e errado, o justo e injusto, o humano e o divino. Cristo iluminará a sua mente e lhe dará as palavras certas na hora certa; mostrará-lhe o caminho a seguir. Deus assim o prometeu: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” (Sl 27.1-2)

No mês de maio lembramos ainda de alguém que também dá a luz, a novas vidas, geradas por ela, que é a mãe. Quanto devemos a essa criatura que nos gerou e com seus conselhos, sua sabedoria, sua disciplina, mas sobretudo com seu amor incomparável, lançou o alicerce daquilo que hoje somos! Ela, porém, recebeu esse poder do Criador e por isso “… a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” (Pv 31.30)

Sim, Jesus Cristo: Tudo em todos – Como luz. Que isso não seja esquecido por ninguém. A luz traz claridade, segurança, visibilidade, paz, discernimento, sabedoria – Tudo isso encontramos somente NÊLE. Sem Ele e a Sua luz não existe vida. Não foi sem motivos que o grande rei Davi declarou no Salmo 23.4: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo” Você, que lê essa coluna, conhece a Jesus Cristo como luz? Se não, o que estás esperando para convidá-lo a ser o seu farol?