Jesus Cristo: Tudo em todos – Como a água

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

A água, depois do nosso sangue, é o mais precioso e indispensável líquido e bem para a nossa sobrevivência. Alguns dados e algumas curiosidades interessantes a respeito da água:

  •     97,02 % de toda a água na superfície terrestre está nos mares e é salgada, imprópria ao consumo.
  •     Somente 2,08% da água da terra é potável.
  •     A maior reserva desta riqueza está no Brasil (8%), principalmente na bacia amazônica e no subsolo.
  •     As doenças geradas pelo consumo de água contaminada matam em torno de 4 milhões de crianças por ano no mundo.

Nosso corpo sobrevive muito mais tempo sem alimento do que sem água e aproximadamente 60% a 70% do nosso corpo é água. A recomendação dos nutricionistas e médicos é de que se deve beber em torno de 2 litros de água por dia para usufruir uma saúde estável. Um copo de água corta a sensação de fome durante a noite para quase 100% das pessoas em regime. É o que mostra um estudo na Universidade de Washington. Falta de água é o fator nº. 1 da causa de fadiga durante o dia. Estudos preliminares indicam que de 8 a 10 copos de água por dia poderiam aliviar significativamente as dores nas costas e nas juntas em 80% das pessoas que sofrem desses males. Uma mera redução de 2% da água no corpo humano pode provocar incoerência na memória de curto prazo, problemas com matemática e dificuldade em focalizar um écran de computador ou uma página impressa. Beber 5 copos de água por dia diminui o risco de câncer no cólon em 45%, pode diminuir o risco de câncer de mama em 79% e em 50% a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga. Você está bebendo a quantidade de água que deveria todos os dias?

Quando Jesus apareceu na Festa dos Tabernáculos em Jerusalém, no último dia, o grande dia da festa, levantou-se e exclamou: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.” (João 7.37-39). À mulher samaritana em João 4.13-14 Jesus afirmou: “Quem beber dessa água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”.

Percebem os queridos leitores que o Senhor Jesus se autodenomina a água da vida que mata e sacia a sede espiritual daqueles que a Ele vem e nele crêem. O deserto deste mundo é escaldante e as pessoas que buscam o sentido e prazer da vida em suas coisas passageiras e fúteis passarão sede, isso significa, não encontrarão o que procuram; seu vazio interior não será preenchido. Os que não encontram Jesus, a fonte, morrem bebendo “água contaminada”: na prostituição, nos vícios, na idolatria, nos prazeres da carne, em doutrinas heréticas.

Através da palavra e dos ensinos nas Sagradas Escrituras Ele nos repassa essa água que proporciona em nosso interior a mesma sensação que temos quando estamos com a língua colada no céu da boca de tanta sede e bebemos água fresca e pura. O efeito é imediato, pois Ele diz: “Quem crê no Filho tem a vida eterna.” (João 3.36ª) Uma vez tendo degustado dessa água e matado a sede, isso fluirá de nós aos outros. Como a mulher samaritana logo compartilhou com seus conterrâneos assim todos que passam por essa experiência não podem calar-se, mas precisam compartilhar esse Cristo com os que ainda não o conhecem.

A Igreja não pode ser um poço seco, mas cheio dessa água fresca e pura para as necessidades das pessoas que a buscam. Se Cristo for o cabeça, ela será essa fonte e pregará a palavra com intrepidez e ousadia para que a verdade chegue aos corações necessitados e os (as) filhos  (as) de Deus sejam fortalecidos (as) nos seus propósitos de fidelidade e obediência ao Senhor.

Você já conhece essa água? Não faça como o povo de Israel no tempo de Jeremias: “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”. (Jeremias 2.13) Pare de estragar a sua saúde espiritual bebendo água contaminada! Venha à fonte da água da vida, venha a Jesus e seus problemas de sede terminarão e a sua saúde espiritual estará assegurada!

Em certa aldeia na Índia, havia um único poço de onde os moradores tiravam água para beber. Como a água não dava para todos, o chefe escolhia previamente quais as famílias que poderiam tirar água e quais as que não poderiam. Assim, alguns bebiam água e outros ficavam com sede e definhavam. Há pessoas que pensam que o poço da graça de Deus não dá para todos e que, por isso, Deus já escolheu quem pode e quem não pode beber. O Deus eterno, porém, proclama por meio de Isaías: “Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas” (Isaías 55.1). As fontes da graça de Deus são mais que suficientes, são eternas, para todos os que queiram vir a ele e beber.

 Pastor Ivo Lídio Köhn