Jesus Cristo, o supremo semeador

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

Caros leitores! Estamos escrevendo nosso último artigo nessa coluna. No próximo mês o novo presidente eleito pela Assembléia Geral da IECB dia 7 de janeiro de 2012 em Panambi Norte, RS estará saudando a vocês nesse espaço.

Nesses 3 anos procuramos abordar  as temáticas da Igreja da melhor forma possível, para torná-las claras a todos e para que fossem uma ferramenta de Deus para a edificação espiritual de vossa vida. O meu sucessor certamente terá o mesmo propósito.

Em 2012 estaremos sob o lema geral: “Eis que o semeador saiu a semear” (Lc 8.4-15). A idéia é mostrar que todo cristão e membro ativo da sua Igreja é e deve ser um semeador de boa semente no dia a dia de sua vida. Durante o ano a cada mês explanaremos um tema relacionado a isso.

O tema de janeiro nos revela Jesus como o supremo semeador. É Ele que está em foco inicialmente na parábola do semeador em Lucas. Ele semeou durante os 3 anos de sua atividade terrena a semente do Evangelho, das Boas Novas da salvação nos mais diferentes solos ou corações que encontrou na sua época. O resultado foi exatamente aquele que Ele narra na parábola. Houve aqueles que simplesmente permitiram que Satanás lhes arrebatasse do coração a palavra ouvida, para não deixar que se convertessem. Outros receberam a mensagem com alegria, mas não tinham raiz, creram apenas por algum tempo e na hora da provação se desviaram. Outros receberam a palavra, mas ela foi sufocada com os cuidados, riquezas e deleites da vida e os seus frutos não chegaram a amadurecer. Mas, graças a Deus, também houve aquela boa semente que caiu na boa terra, ou seja, aqueles que ouviram de bom e reto coração retiveram a palavra e frutificaram com perseverança.

Como Paulo várias vezes se autodenomina em suas epístolas de “o prisioneiro do Senhor”, nós também devemos considerar-nos como subordinados ao grande semeador, dependentes da sua orientação, do seu exemplo de vida. Jesus anunciava, pregava, semeava a boa semente em tempo oportuno e inoportuno. Não perdia oportunidades para evangelizar a alguém o ajudando fisicamente, mas focalizando sempre em primeiro lugar a sua cura espiritual. Sendo seus (as)  servos (as) e não esmorecendo, mas perseverando na gloriosa missão de semear a boa semente, a colheita certamente não falhará. Para cada coisa há um tempo: para semear a semente; para cuidar a planta para que se desenvolva, tenha umidade, seja protegida das pragas; para que amadureça e possa ser colhida. Assim também na semeadura do Evangelho. Alguns semeiam, outros regam, outros cuidam das ervas daninhas e outros colhem.

Um dia o supremo semeador virá com os seus anjos para a colheita final, para buscar os feixes de trigo, as almas salvas, em cujos corações a semente do Evangelho produziu bons frutos. Glorioso dia será aquele, quando o trigo irá aos celeiros celestes e o joio para o fogo.

Agora que Ele não está mais aqui fisicamente, necessita de seus préstimos, que você seja o seu semeador. Quando você abre a boca, quando você faz alguma coisa ou deixa de fazê-la, você está semeando. Pessoas lhe observam e tiram suas conclusões a seu respeito, por isso vale aqui também a frase que encontramos em muitos locais de acesso do público: “Sorria, você está sendo filmado!” Você pode semear boa semente ou inço; depende do que estiver cheio o seu coração, porque disso a boca transbordará.

Seja sempre um semeador de boa semente imitando o exemplo do grande semeador!

Pastor Ivo Lídio Köhn