Jahweh – Deus que Recompensa

Autor: Pr. Ivo Lidio Köhn

DEUS criou-nos para responder a recompensas porque ELE e’ recompensador. De fato, ELE ama recompensar!

Quando a Ele chegamos por meio da fé em Jesus Cristo, Seu Filho, e na obra salvífica, Ele nos recompensa com a vida eterna e com a aceitação na Sua família. (VejaJoão 3. 36 e João 1.12)

Quando agitados procuramos refúgio nos braços de nosso Mestre Ele nos recompensa com alívio e paz em nossa alma. (Veja Mateus 11.28 e João 14.27).

Quando tateamos pelas estradas da vida e estamos sem rumo e direção, inseguros nas decisões e procuramos orientação através da  palavra de Deus Ele nos recompensa com luz e discernimento. (Leia João 8.12)

Quando estamos doentes e abatidos, sem vigor e voltamo-nos confiadamente a Ele, somos recompensados com saúde, novo ânimo e novas forças para prosseguir na jornada. (Veja Isaías 40.29-31)

Deus recompensa atos desinteressados feitos secretamente. A Bíblia diz em Mateus 6:1 “Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.”

Deus recompensa abundantemente por tudo que abandonamos e deixamos para trás por amor a Ele. A Bíblia diz em Mateus 19. 29 “E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.”

Deus nos recompensa quando com amor e em amor ofertamos nossos dízimos e trouxemos nossas ofertas, segundo Malaquias 3.10: “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa… e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênçãos sem medida”. Quando deixamos que DEUS faça trabalho em nosso coração, a motivação primaria torna-se ofertar pela felicidade de ofertar, ajudar pela pura satisfação de ajudar e abençoar porque quando o fazemos imitamos o nosso PAI celestial ao qual amamos e honramos.

A Bíblia nos ensina que todos serão recompensados conforme suas obras: “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo”.(João 5.28-29).

Jesus trará a nossa recompensa consigo quando voltar pela segunda vez. A Bíblia diz em Apocalipse 22.12 “Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.” Essa recompensa final será conforme Paulo diz em 1. Coríntios 2.9: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam! ” Por isso “ Tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”. (Romanos 8.18)

Vale a pena ser crente e fiel até à morte, porque o Deus que recompensa nos diz em Apocalipse 2. 10: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

Pastor Ivo Lídio Köhn