Família, célula da sociedade.

Nesse mês de setembro a IECB está abordando o subtema da Igreja relevante no âmbito social. A sociedade é formada por famílias e se diz que a família é a célula mestre da sociedade. Se a família vai bem, a comunidade como um todo estará melhor; é uma reação em cadeia. Não é difícil de assimilar a importância da família e sua influência na vida da sociedade, pois esta será um reflexo daquela. Cada cidadão colocará em prática o que vê sendo praticado na sua família.

Hoje os professores percebem pelo comportamento dos seus alunos quem procede de um lar equilibrado e quem vem de um lar desiquilibrado.  Não tem como ocultar. A conduta é diferente, o rendimento é outro. É uma lástima que haja tantas famílias desajustadas, desmoronadas, destruídas e a consequência não poderia ser outra do que uma sociedade insegura, sem rumo, confusa com seus valores ao avesso.

A responsabilidade dos pais, como primeiros educadores e da família como primeira escola na vida de cada cidadão é muito grande. Precisam preparar suas flechas conforme Salmo 127. 4 para não errarem o alvo.  Isso requer muito amor, carinho, disciplina, empenho por parte deles. Felizes os pais, a família que permite o Senhor edificar o seu lar e que tem a Ele como diretor e orientador dessa formação e educação. (Salmo 127.1)

Os valores e princípios que outrora eram sagrados em muitos lares hoje não são mais. O que uma vez era abominação hoje é encarado como normal e lícito. Em muitos lares os pais perderam sua autoridade e são totalmente manipulados pelos filhos. Precisamos urgentemente rebuscar e restaurar princípios bíblicos perdidos em nossas famílias, para que tenhamos uma sociedade mais harmoniosa, unida e feliz. A família precisa ser uma célula viva, mas saudável, forte, confiável e consistente no seio da sociedade para que na mesma haja menos violência e mais harmonia.

Que influência está sendo a sua família na sociedade na qual ela se encontra inserida? Ela é um referencial ou motivo de escândalo e vergonha? Você pode orgulhar-se e dar graças a Deus pela família que possui ou não? Olha se para Noé, no seu tempo foi possível manter uma família que temesse a Deus e não fosse arrastada pelo corrente da imoralidade e corrupção do seu tempo, certamente hoje também será possível. È necessário que você pai, você mãe, assuma seu papel de líder e esteio de sua família, sendo exemplos confiáveis e dignos de serem imitados pelos vossos descendentes.

Em relação ao âmbito social da família ou sua influência na sociedade ainda podemos referir-nos as palavras de Jesus quando disse: “Vós sois a luz do mundo” e “Vós sois o sal da terra”. Sua família brilha como luz nas trevas da sociedade atual? Sua família preserva o meio ambiente em que está inserida da podridão moral e espiritual através do seu exemplo e testemunho de vida? Precisamos refletir seriamente sobre isso, porque a nossa sociedade não melhorará apenas com mudanças de governantes, mas com mudança de mentalidade, de conduta, de atitude dos cidadãos, das famílias.

Louve a Deus pela sua família e faça dela uma célula viva, eficaz e poderosa na sociedade onde ela se encontra inserida!

Pastor Ivo Lídio Köhn