Ética na família

A família é a célula base da sociedade. Uma sociedade existe porque existem, igualmente, famílias que ocupam determinado espaço e se regem por normas que devem ser observadas por todos os membros. Por isso, criam-se padrões de vida que permitem uma convivência pacífica, sendo que quem transgride a barreira é sancionado.

Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda“, escreveu o educador Paulo Freire. A educação, sem qualquer sombra de dúvida, é primordial para reduzir muitos dos problemas atuais, entre eles a corrupção. E não adianta se iludir, educação se faz em casa e se expande para o colégio e o contrário não é verdadeiro. Crianças bem orientadas no lar são bons alunos na escola e absorvem naturalmente os ensinamentos de forma geral. Segundo destaca a psicopedagoga Valéria Tiusso Segre na matéria “Educar tarefa da família ou da escola?”, Revista NA MOCHILA: “A missão de transmitir valores é dos pais, primeiramente. A família é a base da educação e a escola deve dar continuidade nesse processo. Escola, família e sociedade estão interligadas na tarefa de educar”.

Nada é mais efetivo no processo educacional do que o exemplo, assim, para educar um filho é essencial educar-se primeiramente. O que vai ser transmitido não é o discurso verbal, mas sim o que se é e como se age. Seu filho não prestará atenção em suas palavras se elas não forem alicerçadas por ações coerentes. A criança é um perfeito sensor para captar o que se passa na mente dos pais. Assim, reclamar da corrupção e se apoiar em desculpas para burlar leis, dando sempre um jeito de se dar bem, é pregar aquilo que diz condenar. Até porque “É hipócrita quem critica a corrupção genérica e em grande escala e pratica a corrupção cotidiana“, citação de Sérgio Fajardo. A criança capta o comportamento e as reações dos pais, e é isso que ela levará para o mundo. Roberto Shinyashiki em seu livro “Pais e filhoscompanheiros de viagem” escreve: “É muito importante que mãe e pai mostrem seus princípios ao filho. Os pais que constantemente, e na prática, valorizam a honestidade, a lealdade, o respeito ao próximo, o sucesso através do trabalho dão aos filhos a certeza de que vale a pena cultivar essas qualidades“.

A ética não é inata e precisa ser aprendida no processo educativo, a fim de que a pessoa, gradativamente, crie uma natureza moral superando a sua natureza instintiva. Algumas dicas podem ajudar os pais nessa tarefa:

1- Assumam a responsabilidade.

Ética se aprende desde o berço e corresponde a uma função inalienável de pai e mãe ou de quem desempenha essas funções na vida da criança. É uma responsabilidade que não se pode transferir, nem mesmo entre pai e mãe, pois cada um desempenha uma função diferente. Seu filho entrará em contato com todos os tipos de princípios, mas os que você transmitiu é que nortearão a vida dele. É bom considerar que a formação do caráter de seu filho está profundamente ligada à ética adquirida desde a infância.

2- Vocês não podem dar o que não têm.

Para ensinar ética a seu filho primeiramente você tem que agir segundos os princípios que deseja transmitir. Lembrando que o ensino não se faz apenas pelo discurso de belas palavras, mas, sobretudo, pela prática. Ensina-se pela forma como se manifesta, pelo comportamento e forma de agir. O ditado popular que diz “faça o que eu falo e não o que eu faço” é totalmente nulo no processo educativo. Bons pais são aqueles que buscam aprimorar-se a cada dia com o objetivo de transmitir bons valores a seus filhos.

3- Imponham limites.

Desde cedo à criança precisa entender que não pode fazer tudo o que quer e que precisa considerar sempre os direitos alheios. Não acredite que seu filho saberá distinguir isso quando “estiver crescidinho“; ética se aprende ainda no berço. A disciplina organiza a vida da criança e é muito importante para o seu desenvolvimento, além de ensina-la a lidar com frustrações, leva-a a buscar e criar alternativas diferentes para conseguir o que se deseja. Isso terá um efeito muito positivo no futuro de seu filho para que se torne um adulto que saiba controlar impulsos e emoções; que seja criativo e respeite o outro.

4- Antes de exigir, ensinem.

Muito cuidado para não exigir perfeição de seu filho, tenha em mente que componentes negativos existem em todo ser humano e precisam ser bem orientados. É importante que seu filho compreenda a necessidade de reconhecer atributos positivos e negativos. Saber que os pais não acertam sempre e desculpam-se quando agem erroneamente é, pois, muito saudável. Observe se o que você está exigindo de seu filho representa o que tem ensinado a ele. “Não tentes ser bem-sucedido, tenta antes ser um homem de valor“. Essa citação de Albert Einstein deve ser um lema ético a ser transmitido aos filhos.

Qual a realidade na sua família? Existe ética cristã no seu lar?

Pastor Ivo Lídio Köhn