Eis Que Faço Novas Todas as Coisas

Autor: Pr. Paulo Aguilar

“E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras” (Apocalipse 21.5)
O que você espera do novo ano que está iniciando? Já fez plano, colocou alvos a serem alcançados? Deseja que ele seja melhor do que foi o último ano? Uma mensagem sobre o ano novo diz o seguinte: “Eu sou o ano novo. Eu sou uma página não usada em seu livro do tempo. Eu sou sua próxima chance na arte de viver. Eu sou sua oportunidade para praticar o que você aprendeu sobre vida durante os últimos doze meses. Tudo que você buscou e não achou está escondido em mim, esperando que continue a procurar, mas com mais determinação. Tudo de bom que você tentou conseguir, sem sucesso, está em mim, pronto para lhe ser dado assim que você tenha menos desejos contraditórios. Tudo que você sonhou, mas não ousou fazer, toda a fé que você reivindicou, mas não tinha, estão levemente adormecidos esperando que você os acorde com o toque de um propósito forte”. Mas este ano novo também é a oportunidade para você renovar sua submissão e obediência ao Senhor que disse: “Eis que faço novas todas as coisas”.
A Insatisfação – Raramente encontra-se pessoas que estão satisfeitas, a maioria delas sempre acha alguma coisa para reclamar do mundo e da vida. Por exemplo: O empregado reclama de seu patrão; o patrão reclama da economia, o funcionário público reclama do governo, os jovens se consideram incompreendidos por seus pais, e os pais lamentam-se pelos seus filhos. Por que será que raramente encontramos uma pessoa feliz, e que não vive a se queixar de alguma coisa? O que impede a felicidade das pessoas? Certamente não são as circunstâncias que as cerca, nem o mundo que as rodeia, mas o problema está em seu interior, em seu coração. O coração vazio, sem a presença de Deus é a causa de tanta insatisfação no mundo. Constantemente queremos encontrar a felicidade pelos nossos próprios esforços. Corremos atrás de tudo que nos é oferecido, compramos isso e aquilo. Buscamos constantemente consertar e reformar a nossa vida e nossas atitudes. Por vezes, mudamos de roupa, de visual, de casa, de trabalho e nada funciona. Então queremos mudar as outras pessoas para que façam a nossa vontade. Entretanto quando mais consertamos, arrumamos, melhoramos, mudamos, parece que a vida fica pior. Então o que fazer?
Um Novo Coração – Deus nos dá a resposta para essa dúvida, mostrando que a solução não está em concertar ou melhorar. Não está em mudar de visual, ou de roupa. É preciso tirar tudo o que não presta em nós, tudo o que tem estragado em nossa vida, e colocar algo novo, colocar tudo novo em nossa vida. É esta a proposta que Ele nos faz através do profeta Ezequiel: ‘Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo, tirarei de vós o coração de Pedra, e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos e os observeis’. (Ezequiel 36.26-27). A mudança deve acontecer em nosso interior, ele diz que precisamos de um coração novo, não porque o nosso não esteja mais funcionando como deveria, mas sim porque dentro de muitas pessoas está um coração de pedra, que não se sensibiliza com o próximo, que pensa somente em si, que não consegue compreender o imenso amor de Deus por nós, e viver uma vida de fidelidade para com o Senhor. Muitas pessoas têm o coração tão endurecido que nem mesmo o poder da palavra de Deus consegue quebrá-lo. Esse tipo de coração de pedra é que Deus quer trocar por um coração de carne, que sente e sofre com as injustiças e o pecado do mundo. Que reconhece o poder e a grandeza de Deus e cai a seus pés clamando: “tem misericórdia de mim Senhor. Pois sou pecador” (Lc 18.13).Um coração voltado para fazer a vontade de nosso Deus e criador.
Um Novo Espírito – Deus diz que nosso espírito precisa ser trocado, pois ele é egoísta, mundano, influenciado pelo pecado, e devido a isso não pode ouvir a voz de Deus, seguir suas orientações e o caminho que Ele nos propõe a seguir. Deus diz que seu desejo é renovar, colocando dentro de nós o seu espírito de amor, de compreensão, de vida, de satisfação. Que nos faz andar em seus estatutos, guardar e observar a sua palavra, e poder estar em constante comunhão com o seu Senhor. . Viver e demonstrar amor para com o próximo.
Então chega de reformar, de remendar, de colar pedaços, de correr atrás do mundo, seus prazeres e costumes, seu orgulho e arrogância. Deixe Deus tirar tudo o que é velho, e colocar tudo novo, um coração novo, um espírito novo, e verá que aí você terá uma vida nova, consagrada a Deus, por meio de Jesus Cristo. Saberá que viver o amor, a paz, a bondade agrada a Deus, enquanto que as reclamações, intrigas, o egoísmo, apenas nos afastam d’Ele. Somente quando tivermos esse novo coração e novo espírito que Deus nos oferece, é que aprenderemos a viver feliz, em paz e amor para com Deus e para com o próximo, e realmente teremos um feliz ano novo.
Ano novo, vida nova em Jesus – O Senhor quer renovar, transformar e abençoar a sua vida de forma grandiosa. Nos dias atuais são inúmeras as pessoas que começam o ano com roupa nova, visual novo, novos amigos, novo namoro, casamento, emprego, mas para muitos a vida continua sendo velha, por que será? E quando chega o fim do ano, não conseguem perceber nenhuma diferença do ano anterior. Choram e se desesperam porque nada muda em suas vidas, ou então cada vez está pior. O que fazer? Qual a solução? Certamente a solução está naquele que nos garante que pode fazer tudo novo. Sim única e exclusivamente o Senhor Jesus é que pode renovar tudo em sua vida. A palavra de Deus diz que: “Se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo” (II Coríntios 5.17). Ai está o motivo, porque muitos começam um novo ano, mas a vida continua velha, pois começam sem Jesus, o único que faz as coisas velhas passarem e tudo se transformar em novo. Então está disposto a começar um novo ano, com o Senhor Jesus que faz tudo se transformar em novo?
A vitória vem do Senhor – Certamente o ano de 2005 nos trouxe alguma decepção. Levantemos nossa cabeça e sigamos em frente! Foi um ano em que experimentamos alguns fracassos?! Que importa… Vamos começar de novo. Primeiramente agradeça a Deus pela graça da vida e de ter-lhe dado um novo ano, para que você faça coisas novas para ele. Lembre-se, muitos não tiveram a oportunidade de iniciar este novo ano. Se não alcançamos nossos sonhos e nem obtivemos sucesso em nossos projetos, agora será diferente! Precisamos reconhecer que nos esforçamos, que nos dedicamos com grande afinco, que não nos detivemos diante das dificuldades. Mas que, na realidade, confiamos muito em nós mesmos, sem buscar a força ou a orientação do Senhor que nos asseverou que seríamos mais do que vencedores por meio de Jesus Cristo.!
Com Jesus – Sim, em 2006 será bem diferente, porque prosseguiremos com a mesma determinação, mas saberemos confiar e esperar no Senhor que nos ama e que nos levará às conquistas que almejamos! Basta-nos confiarmos mais, amarmos mais, servirmos com mais afinco e dedicação ao nosso Senhor, lembrando sempre que Jesus está conosco em todos os dias, até a consumação dos séculos… E, somente essa sua presença constante em nossa vida pode nos dar um ano abençoado e maravilhoso, seja em nosso trabalho, nosso lar em nossa igreja, e onde quer que vamos, vamos andar com o Senhor Deus e certamente seremos mais que vencedores por meio de Cristo Jesus. Lembre-se que o Senhor quer fazer tudo novo em sua vida, para que seu amor para com Ele também seja sempre renovado e maior. Confie nele e vamos chegar lá! Experimente confiar e entregar a sua vida, seu futuro o seu novo ano nas mãos desse Senhor e verá como tudo se fará novo, brilhante e maravilhoso em sua vida. Pois Ele mesmo prometeu isso aqueles que o amam e o buscam de todo o coração.
Então pense, como está o seu coração? Como está a sua vida? Como será o seu novo ano?A insatisfação tem levado as pessoas a cobiçar, a odiar, a ofender e destruir. Enquanto que a nova vida com Deus quer nos levar a amar, a perdoar, a bendizer e ajudar ao próximo, e a ter uma vida plena, vitoriosa e feliz. Que tal trocar tudo por esta vida que Jesus oferece? Esta é a proposta que Ele nos faz neste novo ano: ‘Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo, tirarei de vós o coração de Pedra, e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos e os observeis’. (Ezequiel 36.26-27). Somente Ele promete: “E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras” (Apocalipse 21.5).
Deixe Deus renovar sua vida, seu coração, seu espírito, e com toda a certeza você terá um feliz e abençoado ano novo com a presença do Senhor Jesus em tua casa, família e na tua vida.