Deus que cura

Autor: Pr. Paulo Aguilar

Quando escrevo sobre curas, há um fato marcante em meu ministério que me vem a mente. Há alguns anos certa pessoa estava com um grave problema de saúde, e alguém veio e disse: pastor, tal pessoa está doente. Ela foi à cidade vizinha em uma igreja, dessas que prometem curar tudo, e ali lhe falaram que se quer ser curada, precisa fazer duas coisas: ir para aquela igreja, e dar mil reais para a igreja. Procurei aquela pessoa, e lhe perguntei: você confia em Deus? Sim foi a resposta, então lhe disse: se Deus pode lhe curar naquela igreja, ele também pode lhe curar na sua igreja. Você não precisa mudar de igreja e nem pagar os mil reais porque quem vai te curar ou não é Deus e não a igreja ou uma pessoa . Após compartilhei com o grupo de oração sobre isso e começamos a orar. Logo aquela pessoa começou a participar do grupo de oração e em pouco tempo sua saúde foi restabelecida. Tal história bem como a Bíblia nos ensina uma mensagem preciosa: Não é a igreja que cura, nem os seus líderes, mas Deus é quem realiza as curas.

O Deus que cura – O ministério de Jesus foi marcado por inúmeras curas. Pessoas eram trazidas de todas as partes para serem por Ele curadas. Os próprios discípulos de Jesus realizaram curas, sinais e milagres, em nome de Jesus, e ainda hoje vemos no meio da igreja inúmeros exemplos de pessoas que foram curadas por Deus.

Entretanto esse ministério, ou dom de curar, que Deus concedeu a sua igreja, por vezes tem sido banalizado. Muitas denominações que tem surgido nos últimos anos e que baseiam seu ministério nas curas, por vezes costumam afirmam que uma pessoa para ser curada, precisa ir para aquela igreja, como se a Igreja curasse. Outras ainda exigem que a pessoa doe um alto valor em dinheiro para igreja, como sinal de fé. Eu pergunto: você já encontrou na bíblia Jesus indicando que pessoas deveriam ir para esta ou aquela denominação, ou ele pedindo dinheiro pelo menos uma  vez nas milhares de curas que realizou? Não. Por isso precisamos ter cuidado, pois tenho visto centenas de casos de pessoas que se decepcionaram com a igreja, porque lhes foi prometido cura ou prosperidade, e quando não obtiveram lhes foi dito: faltou fé. Por isso destaco que você não precisa trocar de igreja para ser curado, nem pagar altos valores em dinheiro, pois quem cura não é a igreja e nem o dinheiro, mas sim Deus. “Pois Eu Sou o Senhor que te sara”  Ex 15.26.

A Bíblia e as curas – A bíblia que conta tantos milagres também revela que por vezes Deus usa problemas, e até enfermidades para nos manter próximos dele e firmes na fé. Nem sempre Ele cura todas as enfermidades: Paulo tinha um espinho na carne e pediu três vezes, e não foi curado, mas ouviu de Deus: “a minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” 2 Co 12.9.     Hoje há uma tentativa de eliminar da experiência cristã qualquer dor ou sofrimento. “Uma pesquisa indicou: De cada 10 crentes que sofrem adversidade na vida, 8 permanecem firmes na fé em Jesus, mas de cada 10 crentes que alcançaram a prosperidade e saúde, apenas 2 permaneceram firmes.” Isso revela que muitos que correm de uma igreja para outra atrás de curas não querem servir a Deus de fato, mas apenas se aproveitar das bênçãos que Ele oferece. O maior milagre que Deus deseja fazer na vida de uma pessoa é curá-la do pecado e salvá-la da condenação eterna.

Outro ensino bíblico nos mostra que por vezes há em nossa vida coisas que impedem que Deus realize um milagre na nossa vida. Por exemplo: Tiago 5.16 diz: “Confessai, pois os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados”. Esse texto nos ensina que muitos não recebem a cura de algum mal físico porque estão com o coração cheio de mágoa, e não são curados porque se negam a perdoar ou buscar o perdão de alguém.

Também quero destacar que filhos não mandam no pai, mas obedecem. Devemos ter cuidado com ensinos de que se deve ordenar, determinar ou declarar a cura. Como se nós mandássemos e Deus fosse obrigado a obedecer, e nos curar. Olhe na palavra de Deus para os que foram curados, todos chegaram diante de Jesus pedindo, por vezes implorando para que Jesus os curasse: “Senhor se queres podes purificar-me” Mt 8.2. Jesus até na oração ensina: pedi, buscai, batei… mas jamais mandai ou ordenai. Peça com fé.

Nós temos sim UM DEUS QUE CURA. Em nossa Igreja temos muitos exemplos de sua ação. Precisamos destacar e testemunhar cada vez mais o que Ele tem feito em nosso meio. Precisamos sempre examinar se aquilo que ouvimos sobre curas é o ensino bíblico. Por vezes Deus usa médicos, remédios e tratamentos para curar alguém. Por isso em meio às adversidades da vida, vamos confiar, buscar e orar ao Senhor que cura, mas vamos também buscar e confiar nos métodos que ele concede para que sejamos curados. Lembre-se: “Pois Eu Sou o Senhor que te sara”  Ex 15.26. Amém.

Paulo Aguilar
Pérola D’oeste – PR