Como andam os relacionamentos na sua família?

Deus não nos criou para vivermos sós e disse inclusive que não seria bom ao homem ficar só. Temos necessidade de relacionar-nos com outros para exercitarmos o amor, a paciência e todas as virtudes cristãs que recebemos.

Como você marido se relaciona com sua esposa? Trata-a com amor, respeito, brandura e consideração? Como você fala com ela? Aos gritos, como se fosse sua escrava ou com delicadeza e carinho? Suas palavras, seus olhares, sua forma de tratamento farão de sua esposa uma pessoa feliz e realizada ou uma mulher triste e frustrada. A sua colheita dependerá da sua semeadura.

E você esposa como trata seu marido? Você lhe é uma auxiliadora idônea? Respeita-o como cabeça do lar? É carinhosa e afável com ele? É uma verdadeira parceira para o que der e vier? Ou tudo tem que ser conforme sua cabeça e vontade?

Vocês pais, como lidam com seus filhos? Eles são a vocês herança do Senhor, presente do céu? Ou são um incômodo, um estorvo que dão trabalho demais? Mimam-nos de menos ou de mais? Não gritem com eles, mas procurem serem sempre seus melhores amigos. Enquanto pequenos eles precisam obedecer-vos e aprender limites, mas quando crescidos e autônomos precisam dar-lhes um voto de confiança, a fim de que tenham o direito de aprender a acertar ou errar. Uma vez casados não se intrometam na sua vida; apenas orem por eles e estejam prontos a aconselhá-los quando solicitados. Não tenham filhos preferidos; que todos sejam iguais para vocês.

Como vocês sogros e sogras se relacionam com vossos genros e vossas noras? Como os genros e as noras se relacionam com vocês? Nunca esqueçam que a partir do casamento a família de um se torna também na família do outro.  Os sogros precisam ver nos genros e noras os filhos acrescentados à sua família e estes precisam ver em seus sogros e nas suas sogras os seus pais e suas mães.

E vocês filhos, irmãos como se relacionam? Nunca esqueçam que a liberdade de cada um termina onde começa a do outro. Os mais novos sejam subordinados aos mais velhos e os mais velhos sejam um bom exemplo aos mais novos. Não permitam que inveja e ciúme se aninhem em vossos corações.

Como vocês filhos tratam seus pais? Lembrem-se sempre que o único mandamento com promessa é o mandamento da honra aos pais e superiores, que assegura a longevidade. Vocês respondem aos pais? Gritam com eles? Ou os respeitam e são submissos em tudo?

Que relacionamento sua família tem com os parentes? Tem paz com todo mundo ou vive em clima de guerra com alguns? Nunca esquecer que o mesmo sangue circula em vossas veias e que como cristãos é possível viver em unidade na diversidade.

Como é o vosso relacionamento com Deus? Realizam culto doméstico? Oram a Deus todos os dias? Frequentam a casa do Senhor participam  das atividades da Igreja a qual pertencem?

Lembrem-se e façam vossas em todas essas situações as palavras de Salmo 19.14: “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!”

Pastor Ivo Lídio Köhn