Atento aos sitomas da depressão

Autor: Pr. José Luiz Kollenberg

A depressão é um quadro clínico identificado por um conjunto de sintomas. É a partir da observação destes sintomas que o médico, ou o psicólogo, pode fazer seu diagnóstico. Pois apenas um ou dois sinais não bastam para afirmar que uma pessoa esteja com depressão.  Os sintomas que nos permitem identificar  um quadro depressivo manifestam-se afetando a pessoa na sua maneira de sentir, pensar, querer, experimentar e agir.

A bíblia fala de várias pessoas temente a Deus, cujas esferas foi afetado, ao atravessar um período acentuado de depressão. Quero citar em especial Jó, um homem muito temente a Deus, lemos sua história no Antigo Testamento no Livro de Jó. Ele se tornou um exemplo de paciência e de fé. Mas também expôs, corajosamente, tudo pelo que passou em sua provação. Por mais que não entendera por momento o que se passava, confiou em Deus, “eu sei que meu redentor vive.” (Jó 19:25). Isto prova de que os cristãos também estão sim, sujeitos à depressão. Por mais que tenha sua vida transformada  por Deus, a pessoa pode sentir-se deprimida, a questão é como lidar com isso.
Somos uma unidade bio-psico-socio-espiritual. (físico, psicológico, social e espiritual). Ou seja, O estado depressivo pode iniciar de uma disfunção orgânica, de um revés emocional, de dificuldades nos relacionamentos ou de uma crise espiritual. Os sintomas dirão se a pessoa esta diante um quadro depressivo ou não. Se for, é importante saber as causas para um tratamento eficaz.

Gostaria de listar aqui os principais sintomas da depressão e de como se manifestam na vida da pessoa assim como em jó. para esta listagem e comparativo busquei subsidio como fonte o livro (“porque algumas pessoas sofrem de depressão” pag.21. Marcelo Aguiar- psicólogo e teólogo). O autor fala de sintomas que nos permite identificar um quadro  depressivo que manifestam-se nas esferas Emocionais, cognitiva, motivadora, vegetativa e motora. Ou seja;

O que o deprimido sente? (esfera emocional) Os sentimentos predominantes são de desânimo, desgosto, tristeza, medo, apatia, inércia e solidão. Por isso se diz que a depressão é um transtorno de humor. Para o deprimido nada mais parece ter gosto ou graça. As queixas de Jó deixam entrever tais sentimentos: leia em sua bíblia no livro de Jó os seguintes capítulos e versículos (10.1; 16.6;  17.1;  19.27;  23.2,15. e 30.15,16.).

O que o deprimido pensa? (esfera cognitiva) ele acredita que é culpado pelo que esta lhe acontecendo, e que seu problema não tem solução. Além disso, perseguem-no idéias de inferioridade, vergonha, autopiedade, indignidade, ressentimento, derrotismo e auto-acusação. Para vários estudiosos, a marca principal da depressão esta nessa “dor moral”.
Algumas destas características podem ser identificadas nos pensamentos de jó:(9.29; 13.15,23; 17.11; 19.14; 30.26).

O que o deprimido quer? (esfera motivadora) ele deseja isolar-se, fugir de tudo e de todos, desaparecer. Coisas que normalmente despertaria seu interesse, tais como trabalho, família, sexo e relacionamentos, perdem o encantamento. A pessoa já não quer tomar decisões nem fazer planos. Pode perder até a vontade de viver. Novamente as palavras de jó são ilustrativas: ( 3.11;  6.9,11;  7.16; 9,21;  16.20.)

O que o deprimido experimenta no seu corpo? (esfera vegetativa) vários sintomas físicos estão associado à depressão. Alguns deles são: alterações do apetite, perturbações do sono, fadiga, semblante caído, corpo vergado, tensão muscular, distúrbios digestivos, sensação de peito apertado, falta de ar, alterações cardíacas e flacidez. Neste sentido, Jó declarou: nos seguintes capítulos e versículos; (leia em sua bíblia), ( 3.24;  6.7,19;  9.18;  16.7,8,16;  19.20;  30.27,30.)

Como o deprimido Age? (esfera motora) lentidão, retardamento, dificuldade de mobilização, prostração e perda de espontaneidade fazem parte do quadro. Ao mesmo tempo, crise de inquietação e agitação são comuns. Também encontramos reflexão dessa realidade na experiência do patriarca jó (jó 2.8) aparentemente, qualquer movimento representava para ele um grande esforço. A inibição motora, que faz com que os deprimidos se movam lentamente ou permanecem na cama, estavam presentes no caso de jô.

Quando encontramos todos ou pelo menos a maioria dos sintomas acima mencionados, é quase certo estarmos diante de um quadro depressivo.

A pessoa  deve, nesse caso, ser encaminhada a um profissional (psiquiatra, psicólogo). fazendo o tratamento certo, tudo ficara bem novamente. A depressão não surge do dia pra noite, os sintomas vão se  instaurando aos poucos. Dia após dia, o estado de melancolia vai se acentuando. No inicio da manhã e o fim da tarde parecem ser as horas em que os sentimentos se mostram mais intensos. Por fim, o deprimido se vê paralisado. Então vem a pergunta; porque isso esta acontecendo? Qual é a origem do problema? Falaremos sobre isso na próxima edição. Que Deus os abençoe, fortaleça e vos de a paz. Amém.