Agricultor, Videira e Ramos

Autor: Pr. Paulo Aguilar

 

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda”  – João 15.1,2.

 

            Em nosso Brasil a videira é conhecida por praticamente cada pessoa, e quem não a planta, com certeza conhece o seu fruto: a uva. Tenho plantado aqui no terreno onde está a casa pastoral algumas plantas de videira, ou de uva como se costuma dizer. Por coincidência exatamente na semana em que estou escrevendo esse artigo (começo de agosto), também fiz a poda nestas plantas. Enquanto as podava, pensava e ao mesmo tempo pedia a Deus para abençoar, afim de que esse ano essas plantas possam produzir bastante fruto, pois é muito apreciado aqui em casa, por toda a família. Desde pequeno aprendi com meus pais que se deseja que a videira produza mais e melhor ela precisa ser podada. Imagino que como a maioria das pessoas conhece essa planta, torna-se fácil entender o que Jesus ensinou para os seus discípulos, ao afirmar: Eu sou a videira Verdadeira.

Agricultor, videira e ramos – Ao começar mais uma das suas maravilhosas comparações, que por nós são conhecidas como os “Eu Sou” de Jesus, Ele usa uma planta muita conhecida e cultivada no meio do povo onde esta ensinando: a videira. Muitos textos bíblicos falam do cultivo da videira em Israel, e em Isaias 5, Deus compara a própria nação de Israel com uma planta de videira. Era o desejo de Deus que o povo que Ele escolheu como seu povo, produzisse os seus frutos para o mundo, afim de que Deus fosse conhecido entre todas as nações da terra, mas como afirma o texto, Israel tornou-se uma vinha má, e não deu os frutos que Deus esperava. Entretanto o amor do Pai por toda a humanidade o faz enviar Jesus: A Videira Verdadeira.

            Em sua comparação Jesus começa se apresentando como a videira verdadeira, plantada pelo Pai, que segundo ele é o Agricultor. Revelando que a salvação pertence a Deus, ele a planejou, a executou, a enviou ao mundo em Jesus (Jn. 2.9). Se o objetivo de Salvar o mundo não deu certo por meio de Israel, Deus o Pai não desiste, e envia o seu filho a fim de que o fruto da Salvação seja conhecido e provado por todo o mundo. Então ele planta a Videira no mundo, e sua mensagem, seu amor, seus ensinos produzem novos ramos que unidos a ele vem produzir os frutos da salvação. A videira foi plantada, está ai, o agricultor fez sua parte, enviou a salvação, Jesus a videira a executou no mundo, agora cabe a nós, os ramos permanecer ligados a videira para assim produzir os frutos.

            Quem conhece a videira sabe que o tronco na verdade não produz nem folhas muito menos frutos. Mas somente ramos, e destes é que se formam as folhas e os frutos. Com isto Jesus quer nos ensinar que somente através de sua ação em nossa vida que outras pessoas são salvas. Ele deseja que sejamos ramos ligados a ele para que o fruto da salvação possa ser produzido em abundância a fim de que toda a humanidade possa conhecê-lo como Salvador. Fomos chamados para ser ramos, precisamos permitir que através de nossa vida o fruto da Salvação em Cristo possa chegar até as pessoas.

            A poda – Enquanto o tronco da videira permanece, é sempre o mesmo, os ramos a cada ano precisam ser podados e limpos para produzir frutos da melhor qualidade. Sim Jesus é o único Salvador, a videira verdadeira,  a base da salvação, ou como diz Hebreus: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre”Hb. 13.8. Entretanto a cada geração os ramos mudam. Na geração passada houve ramos ligados a videira que levaram a muitas vidas o fruto da salvação. Nesta geração, se você é cristão, conhece a Jesus como teu Salvador e Senhor, então também é um ramo ligado a essa videira, e sua missão é primeiro permanecer ligado a Jesus, a cada dia rogar ao Pai que é o agricultor, para que não lhe pode, mas limpe através do perdão oferecido no sangue de Jesus,  e então através da ação dele em sua vida possa produzir muito fruto.

            Cabe lembrar que na verdade o ramo não tem vida em si mesmo, ele não se mantém vivo sozinho. Toda a sua vida provém da videira, todo o seu alimento provém da seiva da videira, a formação da flor e do fruto provém do poder da videira. No momento que o ramo deixar de estar ligado na videira ele cai, seca e morre. Da mesma forma o cristão que está ligado a Jesus, sabe que sua vida vem dele, de Jesus é que brota a nova vida, a Salvação, como diz Paulo: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl 2.20). Dele vem sua força, seu sustento, sua seiva que traz vida plena, a flor e o fruto da Salvação. Entretanto no momento em que o cristão desejar agir por si mesmo, se desligando da videira, ele perde a vida, torna-se um galho podado, cujo destino é secar e morrer. Por isso Jesus afirma: “Sem mim nada podeis fazer” – Jo.15.5. Como está a sua dependência de Jesus? Você é um ramo ligado a ele? Sua vida, força e vitalidade provêm dele?

            Permanecer – Permanecer em Jesus é essencial para produzir frutos. Somente o ramo que cada dia permanece ligado à videira é que produz. Até hoje muitos foram os ramos que depois de um tempo de permanência em Jesus, pensaram: agora podemos produzir sozinhos. Entretanto esqueceram da palavra de Jesus: “Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora à semelhança do ramo e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.” Jo. 15.6. Ramos que produziam deixaram de dar frutos porque deixaram a videira, confiaram em sua força, capacidade, poder próprio e esqueceram que a seiva que dá vida vem da videira que é Jesus. Outros ramos ainda se contentaram apenas em ser parte da videira, e esqueceram de produzir frutos, por isso foram podados pelo agricultor, pois não permaneceram fiéis na sua missão.

            O segredo da vida cristã é permanecer em Cristo. Jesus leva tão a sério isso que dos versículos 4 até o 10, vamos encontrar no texto sagrado, 10 vezes a palavra permanecer. Ele aconselha: “Permanecei em mim… deixe minha palavra permanecer em vós… permanecei no meu amor…” e lembra que quem permanece nele produz muito fruto (Jo. 15.5) e pode pedir qualquer coisa em seu nome que será feito (Jo. 15.7). Você é um cristão que tem permanecido ligado em comunhão com a videira? Permanece nele, na sua palavra, no seu amor?

            Muitos têm deixado Jesus de lado, a plenitude de sua palavra de lado, seu amor de lado. Ligaram-se a movimentos de homens que prometem prosperidade, shows, magia, céu na terra… Pensando que frutos é sucesso, resultados, números, igrejas maiores, finanças em expansão e prosperidade sem fim. Não percebem que estão produzindo apenas folhas que somente embelezam e agradam a homens, mas não a Deus, pois ele quer frutos e não folhas. Temos que ter cuidado porque muitos foram cortados da videira pelo agricultor, porque Deus quer frutos e não folhas, Mc. 11.12-14.

 

          Que você que é cristão possa cada dia lembrar-se que o Pai é o Agricultor, dele é a salvação, a videira verdadeira é Jesus: dele vem a vida e a Salvação, você e eu somos apenas ramos, e somente vamos dar frutos se permanecermos ligados nesta videira que é Jesus. Se ao podarmos uma planta de videira esperamos bons e belos frutos, quanto mais Deus precisa nos podar e limpar a cada dia para que possamos produzir os melhores frutos para Ele, vamos pedir isso a ele em oração e manter viva a chama da comunhão. Amém.

Paulo Aguilar

Perola D’Oeste – PR