A Ressureição e a Vida!

Autor: Pr. Paulo Aguilar

A morte sempre foi e será o maior temor do ser humano. A dor que ela causa é imensa, somente quem já perdeu um ente querido sabe a grandeza dessa dor, desse sofrimento, dessa tristeza. O choro é uma das formas que Deus nos concedeu para expressar e aliviar um pouco essa dor. O próprio Senhor Jesus chorou diante da morte do amigo Lázaro. É exatamente no contexto dessa história, de dor, de sofrimento de choro, de morte, que Jesus fala às palavras que nos enchem de esperança, de conforto, de fé diante da dor da morte. Em João 11, Jesus afirma: “Eu Sou a Ressurreição e a Vida”!

            Jesus é a Vida – Gostaria de destacar aqui, que em momento algum a Bíblia apresenta Deus ou Jesus como autor da morte, bem pelo contrário, ela nos apresenta Jesus como a vida. Aquele que veio para nos dar vida abundante, aquele que deu sua vida para nos dar vida, aquele que oferece vida eterna. Sim Jesus não é a morte, ele é a Vida. Antes a morte é vista como inimiga, pois a Palavra diz: “O ultimo inimigo a ser destruído será a morte” 1 Co. 15.26.  A palavra de Deus nos apresenta a morte como obra de satanás, ele veio para trazer a morte através do pecado (Jo. 8.44). Desde Adão até o fim desse mundo o pecado se instala na vida de cada pessoa, não apenas trazendo sofrimento e desgraça, mas o seu golpe final com a morte. (Gn. 2:17)

Diante da morte, Jesus se apresenta como a vida. A bíblia relata por três vezes o encontro da morte com Jesus: a história da filha de Jairo (Mc. 5.35-43), do filho da viúva de Naim (Lucas 7.11-17), e de Lázaro (João 11). A todas essas pessoas e famílias a morte chegou de forma poderosa, com toda a sua dor e trevas. Em todas elas parecia que Jesus chegara tarde (sempre quando ele chegou nesses lares à morte já havia chegado antes e deixado seu rastro de sofrimento – “Se o Senhor estiveras aqui meu irmão não teria morrido” disseram Marta e Maria). Entretanto em todos esses encontros Jesus foi o vencedor. Diante da dor da morte Jesus se apresentou como a vida. E quando a vida chega, a morte precisa dar lugar, precisa fugir, precisa desaparecer, porque Jesus é o Senhor da vida. Ele mesmo afirmou: “Eu vim para que tenham vida…” jamais para trazer morte.

            Jesus é a Ressurreição – A bíblia ainda relata mais um encontro entre Jesus e a morte: foi na cruz do Calvário. Uma música da cantora Cassiane, diz que ali “a morte pensou que havia vencido, mas os anjos cantaram Jesus está vivo a morte não pode deter o meu Rei”. Naquele dia que meus e teus pecados levaram Jesus a cruz, o diabo e seus anjos, junto com a morte, cantaram vitória, fizeram festa. Mas ela durou pouco, porque Jesus ressuscitou mostrando que o poder do Senhor que é a Vida e infinitamente maior do que a morte.  Ele é também a ressurreição.

Jesus afirmou: “quem crê em mim, ainda que morra viverá…” isso mesmo, a morte até pode nos alcançar tirando alguém precioso de nós, ou até a nossa própria vida, mas é por pouco tempo, porque nós temos o Senhor que é a Ressurreição e a vida. Nele temos vida aqui e agora, mas também vida eterna mesmo que a morte tente interferir. Esse Senhor promete:  “Porque, assim como, em Adão todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo” 1Co. 15:22.

Como é maravilhoso e consolador diante da dor da perda, da morte, poder cantar hinos de vitória em Jesus por que para nós ele é a ressurreição e a vida. Se você crê que Jesus vive, você não precisa temer a morte. O teólogo espanhol Jon Sobrino, afirma que, “tão importante quanto nos perguntarmos se há vida após a morte é a pergunta se há vida antes da morte”. Portanto, se Jesus é a Vida somente nele você encontra vida. A bíblia afirma: “Aquele que tem o Filho tem a vida, aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.” 1 Jo. 5.12.

Quero ainda lembrar que Apocalipse registra o último encontro entre Jesus e a morte. Trata-se do juízo de Deus registrado em Ap. 20:11-15, onde a morte receberá seu castigo eterno, será lançada dentro do lago de fogo. E para nós, que cremos e seguimos o Senhor que é a ressurreição e a vida, gozaremos da vida eterna com o Pai celestial como diz Ap. 21.4: “E lhes enxugará dos  olhos toda lágrima, e a morte já não existirá…”. Alguém anotou as palavras finais de Moody. Foi um breve e poderoso sermão, o último do grande evangelista: “O mundo está recuando. Os céus estão se abrindo. Deus está chamando e eu devo ir. Este é o meu triunfo, é o dia da minha coroação”. Sim em Cristo até a passagem pela morte é vitoriosa. Amém.

 

Paulo Aguilar

Perola D’Oeste – PR