A Igreja como educandário

Autor: Pr. Ivo Lídio Köhn

A Igreja não deixa de ser uma escola que educa, orienta, instrui, ensina a seus participantes o caminho que conduz a Deus e como viver uma vida que lhe apraz e traz paz e felicidade. Se os educandários seculares têm como objetivo aprimorar a pessoa a tornar-se uma boa cidadã cívica e prepará-la para sua carreira profissional, a Igreja tem a missão de aprimorar seus membros freqüentadores a se tornarem cristãos de fato e verdade e cidadãos do reino de Deus.

Em Romanos 10.14, Paulo escreve: “Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue? As Escrituras nos afirmam em  Tiago 1. 22: ”Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes”. Isso deixa transparecer muito nítida  a finalidade da Igreja. Para alguém crer, precisa ouvir conhecer e saber sobre aquele em quem deve crer. Para poder ouvir alguém precisa pregar ensinar, instruir, orientar.  Foi nisso que Jesus pensou ao declarar aos discípulos na ascensão: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”. (Mt 28.19-20)

A Igreja que deseja ser fiel à Palavra de Deus não pode omitir-se dessa tarefa. Por mais importantes que sejam todas as demais atividades da Igreja a nível social, nada sobreporá a de pregar, ensinar e instruir na palavra de Deus os que a procuram e alcançar também os que não a procuram através de todos os meios que se possa usar nesse sentido.

Na Escola Bíblica desde a classe maternal até os juniores o propósito é educar as crianças na fé cristã numa linguagem acessível e compreensível a todos. (O leite materno) Na adolescência temos o Curso  para a profissão pública de fé (Doutrina) onde continuamos a  ensinar e orientar sobre   as doutrinas básicas da fé cristã (Alimento já mais consistente). Nos programas juvenis procuramos educar  e orientar os jovens sobre a questão de um namoro e casamento cristãos, sobre as escolhas profissionais e como um jovem pode manter-se puro no meio de um mundo impuro. Nos estudos bíblicos a Igreja aprofunda-se no ensino das doutrinas bíblicas. Nos encontros do Departamento Feminino (OASC) as mulheres recebem orientação e instrução como podem ser melhores, esposas, mães e servas do Senhor em Sua Igreja. Nos encontros de casais estes são instruídos e informados sobre como melhorar seu casamento e lar. Nos cultos em geral a Igreja em sua pregação procura atingir os diferentes momentos na vida de seus membros fazendo com que a palavra de Deus lhes seja “Lâmpada para os seus pés e  luz para os seus caminhos”. Nos momentos de enfermidade, na dor da despedida lá está a Igreja oferecendo consolo, conforto através da mensagem da palavra de Deus transformando-a em bálsamo aos corações sofredores.

Que o Mestre e cabeça da Igreja Jesus  a inspire cada vez mais para ser o educandário maior; que os Seus mensageiros procurem Sua unção e sejam ferramentas poderosas em suas mãos no ensino dos valores e das virtudes cristãs; que o Espírito Santo conceda mentes e corações abertos e receptivos para as Boas Novas do Evangelho; que a Igreja seja o local aonde os seus membros venham buscar mantimentos, calor, luz, medicamentos para sua vida!

Pastor Ivo Lídio Köhn